Observatório do Trabalho divulga Boletim Juventude e Mercado de Trabalho 2019.
O Observatório do Trabalho divulgou o Boletim Juventude e Mercado de Trabalho 2019: Base de dados RAIS 2017. O estudo analisa a participação dos jovens no mercado de trabalho caxiense por meio de variáveis como idade, sexo, escolaridade e remuneração dos trabalhadores, e observa como a crise econômica iniciada em 2014 e agravada em 2015-16 afetou a empregabilidade dos jovens na cidade. Confira o estudo completo na página Observatório do Trabalho.
Em 2017, havia 153.730 vínculos de trabalho formal em Caxias do Sul. Naquele ano, ocorreu o fechamento de 2.039 postos de trabalho em relação a 2016. A diminuição de vagas no mercado de trabalho formal foi maior entre os jovens: em 2017, a variação relativa de vínculos de emprego para a faixa de até 17 anos foi de -28,53% sobre o ano anterior, e de -4,7% para jovens entre 25 e 29 anos.
Ao analisar os dados sobre o jovem nos grandes setores do mercado de trabalho, o estudo conclui que em Caxias do Sul a maioria da população jovem é empregada no setor da Indústria e isso se dá pelo perfil industrial da cidade. Observa-se ainda que o número de trabalhadores jovens vem sendo reduzido com o passar dos anos, o que pode ser reflexo da redução do número de filhos das famílias, da crise do setor no mercado de trabalho, percebida nos últimos anos, e da informalidade, bem como o envelhecimento populacional.
Compartilhar