Observatório do Trabalho divulga o Boletim Anual Mercado Formal de Trabalho de Caxias do Sul (RAIS 2018)

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/12/2019 | Editado em 10/12/2019

O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou nesta segunda-feira, 9 de dezembro, o Boletim Anual Mercado Formal de Trabalho de Caxias do Sul – Dados RAIS 2018. Em publicação comemorativa pela 10ª edição do boletim, o estudo traz um balanço do mercado de trabalho do município com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Segundo o estudo, Caxias do Sul encerrou o ano de 2018 com 157,3 mil empregos, um acréscimo de 3,6 mil postos de trabalho em relação ao ano anterior, o que representa um aumento de 2,34%. O resultado positivo foi influenciado pelo setor da Indústria da Transformação, que abriu 3.430 postos de trabalho. Houve abertura de vínculos empregatícios em quase todas as faixas etárias e níveis de escolaridade.

A primeira parte do boletim mostra a evolução do estoque de emprego por nível geográfico: Brasil, Rio Grande do Sul e Caxias do Sul. A segunda parte se refere ao mercado de trabalho formal de Caxias do Sul, dividido por setor de atividade econômica do estabelecimento, sexo, faixa etária, escolaridade, remuneração e ocupação do trabalhador. A terceira parte do boletim é temática: neste ano, o foco é o desempenho do mercado formal de trabalho no subsetor da Indústria Metalmecânica de Caxias do Sul, de 2013 a 2019.

Confira o estudo completo.