Oficina Educando pela Brincadeira propõe abordagens multifacetadas em sala de aula
Evento em comemoração aos 15 anos do curso de Música da UCS traz a Caxias os arte-educadores Estêvão Marques e Chico dos Bonecos

Instigar professores e docentes de licenciatura a ensinar de uma maneira mais eficaz e envolvente por meio de abordagens multifacetadas, com jogos e brincadeiras que conquistem a atenção dos alunos. Esta é a proposta da oficina Educando pela Brincadeira, que será ministrada pelos artistas e educadores Estêvão Marques e Chico dos Bonecos nos dias 9 e 10 de outubro no Bloco J da Universidade de Caxias do Sul. As inscrições podem ser feitas até 6 de outubro por meio deste link – as vagas são limitadas.
Viabilizada por ocasião das comemorações dos 15 anos do curso de licenciatura em Música da UCS, a oficina tem como público-alvo profissionais e estudantes da área da Educação, mas também acolhe “qualquer pessoa interessada em vivenciar práticas criativas e abordagens mirabolantemente encantadoras sobre a didática em sala de aula”.
Reconhecidos nacional e internacionalmente, Estêvão e Chico conduzem a palestra e oficina prática-didática com ênfase em jogos da cultura popular oral e escrita do Brasil e na arte-educação. Entre as ações e conteúdos abordados estão brincadeiras musicais que se entrelaçam com jogos de linguagem, transformando palavras em danças e músicas; atividades que incitem a criação de novas formas de ensino, conectando e brincando com a poesia da cultura popular; e exercícios cooperativos que possibilitam a conexão corpo/emoção/intelecto.
A realização é do curso de Música, com apoio do seu Diretório Acadêmico (DA), do Centro de Artes e Arquitetura da UCS e da Secretaria de Educação de Caxias do Sul (SMED).
Sobre os oficineiros
Estêvão Marques é brasileiro radicado em Barcelona (Espanha). Atua como professor e ministra oficinas de educação musical em diversos países. É autor de livros que ensinam atividades e jogos didáticos multidisciplinares.
Chico dos Bonecos é escritor e arte-educador. Referência cultural desde a década de 1980, propõe brinquedos e brincadeiras com jogos de palavras, canções e contos de tradição oral.
Programação
Dia 9 de outubro, quinta-feira
19h às 19h30min: credenciamento
19h30min às 22h30min: oficina 1 – Educando pela Brincadeira
Dia 10 de outubro, sexta-feira14h30min às 16h30min: palestra Educando pela Brincadeira
17h30min às 20h30min: oficina 2 – Educando pela Brincadeira
*Participantes com presença mínima de 75% recebem certificado como atividade de Extensão universitária
Para mais informações, acesse o site do evento.
Fotos: Divulgação