Onde tem pesquisa tem desenvolvimento. Começa o Encontro de Jovens Pesquisadores.
De 16 a 18 de outubro, realiza-se no Campus-Sede, o XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores e a VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.
“Onde tem pesquisa tem desenvolvimento”. De 16 a 18 de outubro, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores estarão reunidos em torno das apresentações e discussões resultantes das atividades de iniciação científica e tecnológica realizadas pelos acadêmicos da Universidade. O Campus-Sede torna-se assim um palco onde terão destaque os temas que instigam a curiosidade científica dos jovens na busca de respostas e soluções para as questões da contemporaneidade. O XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores e a VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia reúnem 276 trabalhos: 90 na área das Ciências Humanas e Sociais, 90 na área das Ciências Exatas, e 96 na área das Ciências da Vida.
Esta edição tem uma novidade: serão oferecidas aos acadêmicos de graduação que participam do evento, oficinas com foco em sua formação técnico-científica. Entre os temas a serem abordados nas oficinas destacam-se: escrita acadêmica, escolha de periódico e ética em pesquisa. As oficinas têm o intuito de qualificar a formação acadêmica dentro dos programas de iniciação científica e tecnológica, bem como despertar a vocação científica nos alunos da graduação. Elas ocorrem na quarta-feira, dia 17 de outubro, no Bloco F, das 8h às 9h30min e das 10h às 11h30min. Os ministrantes são professores e acadêmicos de pós-graduação da UCS.
POGRAMAÇÃO
Dia 16 de outubro
– Abertura da Exposição de Pôsteres, às 14 horas, no Centro de Convivência.
Dia 17 de outubro
– das 8 horas às 11h30min, Vocação Científica: Oficinas de Educação em Pesquisa e Empreendedorismo Científico, no Bloco F.
Dia 18 de outubro
Das 8 horas às 12 horas, Sessões de Apresentação Oral dos Trabalhos, nos seguintes locais:
– Bloco V – Ciências Exatas
– Bloco 57 – Ciências da Vida
– Bloco H – Ciências Humanas e Sociais. No hall do Bloco H estará em exposição a Mostra Vidas Recicladas, com fotos que retratam os locais e as condições de trabalho dos catadores/recicladores de Caxias do Sul, produzidas pelos pesquisadores da UCS em projetos desenvolvidos com treze associações que atuam na cidade. A curadoria é da professora Ana Maria Paim Camardelo
– No Centro de Convivência:
– Das 14h às 16h, Sessão de Apresentação de Pôsteres e Encontro Especial com Escolas de Ensino Médio.
– Das 16h às 17h, abertura das Apresentações das Startups, com o professor Enor José Tonolli Júnior e a professora Elóide Pavoni.
– Das 17h às 18h, entrega da Premiação aos autores dos 18 trabalhos que se destacaram nas três grandes áreas do conhecimento e Encerramento.
– Às 18h, Coquetel de Confraternização.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Juliano Rodrigues Gimenez, “uma nação soberana não tem como prescindir de investimentos em pesquisa e inovação. Esse é um fato concreto, do qual temos exemplos diversos ao longo da história. Um país que não investe em pesquisa se torna submisso, tanto tecnologicamente, quanto cultural e politicamente. A nossa Universidade, imbuída na missão de contribuir com a produção e com a disseminação do conhecimento, tem na pesquisa e na inovação importantes pilares para contribuir com o desenvolvimento regional”. Ele ressalta, ainda, que o evento, “além de contribuir com a qualificação de jovens pesquisadores, vem coroar os trabalhos que vêm sendo produzidos em nossos laboratórios e nos mais diversos ambientes de pesquisa. Nessa edição, estamos ainda incrementando o Encontro de Jovens Pesquisadores com atividades voltadas para o empreendedorismo, no intuito de trazer aos participantes novas perspectivas e possibilidades de repercussões de seus trabalhos. Estudantes de graduação e dos nossos mestrados e doutorados, bem como todos os professores envolvidos nesse processo estão de parabéns, tanto por conduzir esses trabalhos, quanto por acreditarem que esses resultados geram impactos positivos para a sociedade”.
Foto: Claudia Velho
Compartilhar