Orquestra Sinfônica apresenta, nesta segunda-feira, em Guaporé, Concerto Joias Italianas do Século XIX.
Com entrada franca, concerto na Igreja Matriz Santo Antônio, é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal.
A Orquestra Sinfônica da UCS realiza o Concerto Joias Italianas do Século XIX em Guaporé na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro. A apresentação ocorre na Igreja Matriz Santo Antônio, às 20h, com entrada franca.
Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, o concerto terá a presença dos destacados solistas gaúchos Elisa Machado (soprano) e Giovanni Marquezeli (tenor). O programa tem como essência trechos de óperas de compositores italianos do século XIX em um repertório que se inicia com a abertura Norma, de Bellini, seguida por uma série de árias, duetos e intermezzos famosos. Dentre as obras, destacam-se a ária Sempre Libera, da ópera La Traviata, de Verdi; Nessun Dorma, da ópera Turandot, de Puccini; e o Intermezzo, da ópera Cavalleria Rusticana.
A apresentação faz parte do projeto de circulação da Orquestra Sinfônica da UCS por cidades do Rio Grande do Sul, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal, com o patrocínio das empresas HD Parts, Panatlântica Tubos, Supermercados Andreazza, Mebrafe, Promob, Personal Hotel, Randon, além diversas pessoas físicas.
Essa edição conta com o apoio local da OAB, da CIC, da CDL e da Prefeitura de Guaporé, da Paróquia Santo Antônio e do Campus Universitário de Guaporé. A Orquestra tem o patrocínio da Unimed Nordeste-RS e o apoio do Simecs e do LionsEduC.
PROGRAMA
- Vincenzo Bellini: Abertura – Norma
- Giuseppe Verdi: Celeste Aida – Aida
- Giuseppe Verdi: È Strano… Ah, Fors’è Lui… Sempre Libera – La Traviata
- Giuseppe Verdi: È il sol dell’anima… Addio, addio – Rigoletto
- Amilcare Ponchielli: Danças das horas – La Gioconda
- Ruggiero Leoncavallo: Qual fiamma avea nel guardo!… Stridono lassù – I Pagliacci
- Ruggiero Leoncavallo: Vesti la Giubba – I Pagliacci
- Pietro Mascagni: Intermezzo – Cavalleria Rusticana
- Giacomo Puccini: Vissi d’arte – Tosca
- Giacomo Puccini: Nessun dorma – Turandot
- Giacomo Puccini: “O soave Fanciulla – La Bohème
Foto: Rafael Sartor