Orquestra Sinfônica da UCS apresenta série “Grandes Concertos” neste sábado, 26 de maio.

A primeira edição deste ano da série “Grandes Concertos”, realizada pela Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, será realizada no dia 26 de maio, às 19 horas, no UCS Teatro. O espetáculo – um especial com músicas de Johannes Brahms e Ludwing van Beethoven – terá como convidados dois solistas internacionais: Simón Gollo (violino), da New Mexico State University, e Aristides Rivas (violoncelo), da Bard College Conservatory of Music.
Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, a Orquestra apresentará as obras: Concerto para Violino e Violoncelo em Lá menor, Op. 102, de Brahms, com os solistas convidados Simón Gollo (violino) e Aristides Rivas (violoncelo), e Sinfonia No 7 em Lá Maior, Op. 92, de Beethoven. Além do concerto com um repertório especial, uma ambientação diferenciada e surpresas aguardam o público.
Os ingressos custam de R$ 50,00 (cinquenta reais) a R$ 100,00 (cem reais), garantida a meia entrada para idosos e estudantes, e estão disponíveis na Loja UCStore (Galeria Universitária), Lojas Ferraro (São Pelegrino) e Pole Modas (Shopping Iguatemi) ou pelo site www.ticketmais.com.br. A Série Grandes Concertos tem o patrocínio da Unimed Nordeste-RS e o apoio da Sólus Tecnologia para Eventos e da Cryare Eventos.
Em Porto Alegre, no dia 27 de maio (domingo), o mesmo espetáculo será apresentado na abertura do 1º Festival de Cordas de Porto Alegre, no Salão de Atos da UFRGS, às 17 horas.
PROGRAMA
Johannes Brahms (1833 – 1897)
Concerto para Violino e Violoncelo em Lá menor, Op. 102: Allegro; Andante; Vivace non troppo – Solistas: Simón Gollo (Violino) e Aristides Rivas (Violoncelo).
Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)
Sinfonia Nº 7 em Lá Maior, Op. 92: Poco sostenuto – Vivace; Allegretto; Presto – Assai meno presto (Trio); Allegro con brio.
SOLISTAS
Simón Gollo – Violinista suíço-venezuelano com reconhecida carreira como músico de câmara e como solista em cenários de grande prestígio, como na Philadelphia Chamber Music Society (Estados Unidos), 92Y- Kaufmann Concert Hall (Estados Unidos), Chamber Music Society of Detroit, National Gallery of Art (Washington DC, EUA), Bolivar Hall (Londres), Teatro Teresa Carreño (Caracas, Venezuela), Auditório Blas Galindo (Cidade do México, México), Teatro Mayor (Bogotá, Colômbia), dentre outros. Simón Gollo é um pedagogo talentoso e comprometido que mantém uma agenda de ensino muito intensa, ministrando masterclasses em todo o mundo. Ele é o fundador e diretor-artístico do Nuevo Mundo Festival & Academy (2000-2016) e do Aruba Symphony Festival, 2017. Membro do corpo docente do Summit Music Festival em Nova Iorque, é regularmente convidado pelo professor Naoko Tanaka para ensinar na Juilliard School of Music. De 2006 a 2012 foi professor de violino em El Sistema e Mozarteum, em Caracas (Venezuela). Atualmente é professor assistente do Departamento de Música da Universidade Estadual do Novo México (NMSU/EUA), maestro da Filarmônica da NMSU e membro do Quarteto de Cordas La Catrina. É assistente de Spalla e diretor de Educação no Instituto de Música Clássica (CMI) em San Antonio (Texas, Estados Unidos).

Aristides Rivas – Desfruta de uma carreira versátil e internacional como multigênero violoncelista, orador público, palestrante e professor. É membro-fundador do grupo de Fusion World Music, Voci Angelica Trio, com o qual viaja internacionalmente e gravou dois álbuns. Nesta temporada 2017-2018, Rivas está em parceria com o pianista Spencer Myer para um projeto com a performance das obras completas para violoncelo e piano de Beethoven, com apresentações no Longy School of Music da Bard College. Com base em sua experiência de ensino, Rivas oferece oficinas para professores que desejam melhorar sua técnica, especialmente para aulas em grupo, em programas de música inspirados ou similares ao El Sistema. Em novembro de 2017, ele retornou pela quarta vez à Coreia do Sul, como palestrante convidado no fórum anual sul-coreano El Sistema em Seul, onde ofereceu workshops para educadores de música, diretores de programas e administradores. Outros compromissos de ensino incluem uma oficina e seminário com a American Youth Orchestra em Nova York, em fevereiro deste ano. Rivas recebeu o diploma de bacharel pela Baylor University e mestrado pelo New England Conservatory of Music. Atualmente, Rivas atua como professor de violoncelo na Longy School of Music of Bard College.
Foto concerto: Rafael Sartor
Compartilhar