Otimização de processos norteia encontro com profissionais da Saúde na UCS.
Em encontro realizado na noite desta terça-feira (30) na Sala Florense, no Campus-Sede, profissionais e docentes da área da Saúde reuniram-se para debater e aprender sobre otimização em processos de saúde. A promoção do evento foi da Diretoria de Relacionamento com o Mercado.
A palestra ministrada pelo professor Asdrubal Falavigna, que também é diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, apresentou o questionamento: Por que a otimização dos processos da saúde e o desenvolvimento da ação gerencial em Instituições de Saúde pode fazer toda a diferença?
O encontro foi uma oportunidade de troca de experiências sobre o ambiente complexo e competitivo que envolve a Saúde, nas esferas pública e privada. Ambiente que, na atualidade, tem como principal ponto de desenvolvimento a inovação.
Dentre os principais aspectos levantados no encontro, abordou-se a importância de as organizações concentrarem investimentos em inovação para ampliar a oferta de serviços e melhorias na precisão de diagnósticos, com foco na customização do atendimento ao paciente/cliente. Nesse aspecto, a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial na área da Saúde são aliadas das organizações na valorização das necessidades do paciente.
“De forma constante, deve-se analisar fatores positivos e negativos e elementos internos e externos aos serviços. A otimização de recursos passa também por protocolos que devem ter como base questionários fundamentados e acompanhamento do paciente, combinados com análise de custos”, sintetizou Falavigna. O docente também aproveitou para apresentar a estrutura curricular do MHB em Otimização de Processos em Saúde, que está com inscrições abertas.
Sobre o curso
Com a proposta de aliar Administração e Saúde, a UCS lançou seu primeiro MHB, sigla para Master of Health Business. O curso, oferecido como especialização, assemelha-se aos tradicionais MBAs, mas com ênfase nos Negócios em Saúde, com módulo internacional obrigatório, além de viagem internacional opcional.
A criação dessa nova plataforma está de acordo com um contexto contemporâneo em que a gestão da Saúde apresenta campo de atuação, mas ainda carece de profissionais preparados para lidarem com as dificuldades de um mercado com variadas especificidades.
O MHB em Otimização de Processos em Saúde destina-se a profissionais egressos de 14 áreas específicas da Saúde, e também a administradores, economistas, profissionais das áreas jurídicas ou segmentos afins. Para os participantes, a ideia é estabelecer aplicações efetivas dos princípios da Gestão de Serviços de Saúde em contribuição à eficácia das instituições da área. As inscrições seguem abertas até 13 de setembro. Os interessados devem informar-se sobre a política promocional de descontos.
Compartilhar