Paz e prospectiva são discutidos em congresso internacional no Campus-Sede da UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/10/2018 | Editado em 16/10/2018

Abordagens reuniram experiência acadêmica e profissional de Brasil e Argentina em reflexões que incentivam a adoção de medidas pacificadoras e de prospectiva.

A Universidade de Caxias do Sul sediou nesta terça-feira, 16 de outubro, o I Congresso Internacional de Paz e Prospectiva. Com a proposta de debater os dois temas a partir da experiência acadêmica e profissional brasileira e argentina, a programação ocorre no Salão de Atos do Bloco A, possibilitando reflexão e incentivo à adoção de medidas práticas pacificadoras e de prospectiva. O evento teve abertura do reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, que falou sobre a construção da paz e prospectiva e compôs a mes com o professor da Universidade Tecnológica Nacional Miguel Armando Garrido e com o diretor da área do conhecimento de Ciências Jurídicas, professor Edson Dinon Marques.

Entre os temas abordados, destacam-se a função da amizade e as condições para a boa tomada de decisão; a universidade como veículo de paz; paz, justiça e instituições eficazes: a solução de conflitos para a promoção de desenvolvimento sustentável; o interior do interior da Argentina; paz, promessas e prospectivas; e a UNESCO, apresentadas por professores da UCS, da Escola Superior da Magistratura Federal no Rio Grande do Sul, representantes do judiciário, das universidades e cidades envolvidas na realização: a Universidad Tecnológica Nacional e a Facultad Regional Resistência, da Argentina, que atuaram em parceria com a área do conhecimento de Ciências Jurídicas da UCS.

Foto: Vagner Espeiorin