Pesquisadores da UCS têm artigo divulgado na importante revista científica Biotechnology Advances

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/01/2021 | Editado em 14/02/2024

Prestigiada revista científica internacional acolheu em sua última edição artigo sobre o trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade

Willian Daniel Hahn Schneider, Aldo José Pinheiro Dillon e Marli Camassola, pesquisadores do Laboratório de Enzimas e Biomassas, do Instituto de Biotecnologia da UCS, tiveram um artigo de revisão sobre nanopartículas de lignina publicado na Biotechnology Advances, reconhecida publicação internacional.

Renovável, a lignina é uma macromolécula de origem biológica, com diferentes finalidades e aplicações. No artigo, os pesquisadores buscaram discutir o estado atual do tema, desde conceitos, mecanismo de formação, métodos de síntese e aplicações, até as perspectivas futuras e desafios ligados a nanomateriais à base de lignina, entre elas, a viabilidade e a comercialização do produto biotecnológico.

A professora Marli Camassola explica que o artigo encaminhado à revista surgiu porque o assunto é emergente para área da Biotecnologia. Ela explica que, em função dos trabalhos de ponta realizados na UCS, muitos avanços ocorreram em torno da temática e conhecimentos foram desenvolvidos e construídos.

“O grupo de pesquisadores do Laboratório de Enzimas e Biomassas (LENB), do Instituto de Biotecnologia, vem desenvolvendo diversos trabalhos práticos referentes à síntese de nanopartículas de lignina e suas aplicações para diferentes fins, destacando-se aplicações em cosméticos, agricultura e saúde. Os trabalhos estão em fase final de experimentação e elaboração de patentes e de artigos”, destaca.

De acordo com os pesquisadores, a publicação do artigo de revisão na Biotechnology Advances, cujo fator de impacto é 10,744, ressalta a importância e a relevância da pesquisa da UCS e evidencia o alto nível do trabalho dos estudiosos da área. Na área de avaliação de Biotecnologia da CAPES, artigos publicados em revistas com este alto fator de impacto recebem uma pontuação diferenciada que corresponde a cinco artigos A1, que é o maior nível de pontuação, entre as publicações internacionais.