Pesquisadores de Brasil e Itália debatem a educação no âmbito dos movimentos migratórios nos séculos XIX e XX.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 12/09/2018 | Editado em 13/09/2018

Em 1975, no marco de 100 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, a UCS sediou o 1º Fórum de Estudos Ítalo-Brasileiros, impulsionando a pesquisa de preservação e de valorização da cultura regional, que já era desenvolvida desde meados daquela década. Agora, a Instituição se engaja em um novo grande passo: entender o papel da educação na construção dessa Italianidade. Por isso, nesta terça (11) e quarta-feira (12), sedia o I Seminário Internacional Ítalo-Brasileiro Estado, Igreja e Educação de E/Imigrantes: Práticas e Saberes em Circulação Transnacional.

Grupo participante do Seminário. Na imagem, estão pesquisadores da Università degli Studi di Macerata, da Università degli Studi di Molise, da Università degli Studi della Basilicata, da UNIFESP, da PUCRS, da UDESC e da UCS, além de estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Eucação e em História da Universidade.

A ideia do encontro é colocar em debate pesquisas que investiguem a história da educação e compreendam o movimento migratório como processo de circulação de saberes, modos de ensinar e aprender em espaços e tempos culturais distintos.
Nesse contexto, a primeira edição do Seminário lança olhares italianos e brasileiros sobre a história da educação de emigrantes e imigrantes entre fins do século XIX e início do século XX.

A professora Terciane Ângela Luchese, que integra os programas de pós-graduação em Educação e em História e os grupos de pesquisa engajados na realização do evento, acredita que o Seminário é a forma de inaugurar uma tradição conjunta, entre pesquisadores da Itália e do Brasil, de conectar as histórias que explicam o processo da colonização italiana no país, em especial na Serra Gaúcha, e como esse cenário influencia a cultura de ambas as nações. Essa ‘circulação de saberes’, como define a docente, também busca reforçar o processo de Internacionalização da UCS para além da mobilidade acadêmica. “A intenção é congregar pesquisas já existentes e que mostrem quanto o Estado, a Igreja e a Educação na nossa sociedade atual são permeados pelos valores da Italianidade. Também estamos em contato com pesquisadores de países como Uruguai e Argentina, que, assim como o Brasil, também integraram a onda migratória”, explica.

A iniciativa pioneira foi arregimentada pelos pesquisadores dos programas de pós-graduação em Educação e em História, pela Universitá Degli Studi del Molise, pelo Dipartimento di Scienze Umanistiche, Sociali e Della Formazione e, ainda, pelo Grupo de Pesquisa Historia de Educação, Imigração e Memória – GRUPHEIM.

Além de pesquisadores italianos, também participam das mesas de debate acadêmicos de mestrado e de doutorado, além de estudantes de graduação que integram programas deIniciação Cientifica. Todas as atividades do Seminário estão concentradas na sala SINCONTEC, no bloco J do Campus-Sede. A próxima edição do Seminário deve ocorrer em 2019 na Itália.

Foto: Claudia Velho.