Pesquisas de estudantes do CETEC representam Serra Gaúcha na final da maior feira científica do país
Os trabalhos são finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace, que ocorre no formato virtual de 15 a 26 de março.
Quatro estudantes do CETEC representarão a Serra Gaúcha na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace, uma das mais relevantes feiras científicas do país. A Feira, que neste ano ocorre de maneira virtual, é realizada entre 15 e 26 de março e conta com dois projetos de pesquisa de estudantes da escola, que já chegam à mostra como finalistas.
A pesquisa elaborada pelas alunas Jennifer Pereira Moreira e Nicole Peyrot da Silva, intitulada “Atividade antibacteriana do óleo essencial Zingiber Officinale frente a cepas de Staphylococcus aureus resistentes à amoxicilina”, foi credenciada junto à Febrace depois da 8ª Mostra Científica e Tecnológica do CETEC, realizada em 2020. O principal motivador para o desenvolvimento do trabalho surgiu de um problema que, nos últimos anos, vem se tornando cada vez mais comum: a resistência das bactérias frente aos antibióticos já existentes. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Enzimas e Biomassas da UCS.
Durante o estudo, a atividade antimicrobiana foi analisada por meio do procedimento disco-difusão em placas de Petri. As estudantes do terceiro ano do Ensino Médio descobriram que o óleo essencial de gengibre possui efeito inibitório significativamente maior que o antibiótico amoxicilina. Para Nicole, os resultados foram muito satisfatórios: “Nossa pesquisa concluiu que o uso de medicamentos naturais é possivelmente mais eficaz do que os medicamentos tradicionais. Também vale destacar que o agrupamento entre esses dois tipos de medicamentos é essencial para o avanço de antibióticos contra microrganismos patológicos”, aponta a pesquisadora.
Já o trabalho “Indicador de líquidos para deficientes visuais”, das estudantes Júlia Manfro dos Santos e Luiza Ramos Simionato, garantiu sua vaga de finalista na Febrace após conquistar o primeiro lugar na IX Mostra IFTec, mostra científica promovida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul (IFRS), em novembro de 2020. Mesmo com o desafio de desenvolver um projeto durante a pandemia, as jovens pesquisadoras realizaram diversas reuniões para criação de protótipos, além de incontáveis testes até alcançar o resultado final. As dificuldades não desanimaram as alunas, já que buscavam elaborar um produto que pudesse auxiliar as pessoas com deficiência visual, proporcionando mais qualidade de vida. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul (INAV), que auxiliou na melhoria dos protótipos para chegar até a melhor versão.
Além de um grande resultado, a aluna Luiza Simionato pontua aprendizados que o projeto trouxe: “Nós pudemos nos colocar no lugar das pessoas com deficiência visual e sentir como uma ação que fazemos automaticamente, que no caso é encher recipientes com líquidos, pode ser muito desafiadora para quem não enxerga. Aprendemos a ter empatia e solidariedade. Também precisamos desenvolver vários protótipos para alcançarmos o resultado ideal. Ao mesmo tempo que sentíamos frustração, isso nos dava mais motivação para criar um indicador final, que realmente fosse ajudar essas pessoas”, descreve a estudante.
A etapa final é realizada em uma plataforma virtual totalmente interativa. No hall de entrada, os visitantes podem acessar, em um mesmo espaço, todas as atividades da Febrace: palestras e lives; mostra dos projetos; votação e comentários; visita aos estandes dos patrocinadores e até tirar foto para guardar de recordação. A plataforma virtual pode ser acessada em: https://febrace.org.br/virtual/
CONHEÇA E VOTE NOS PROJETOS
Já estão abertas as votações para o Prêmio Votação Popular na Febrace 2021. Vote nos projetos do CETEC:
Indicador de líquidos para deficientes visuais
Autoria: Júlia Manfro dos Santos e Luiza Ramos Simionato
Orientação: Andréia Michelon Gobbi e Glenda Lisa Stimamiglio
Conheça o projeto e vote em: https://febrace.org.br/virtual/2021/ENG/145/
Avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial de gengibre frente a cepas de Staphylococcus aureus resistentes à amoxicilina
Autoria: Jennifer Pereira Moreira e Nicole Peyrot da Silva
Orientação: Dáfiner Pergher e Willian Daniel Hahn Schneider
Conheça o projeto e vote em: https://febrace.org.br/virtual/2021/BIO/85/
A FEBRACE
Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico-LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Samsung, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).