Pesquisas em Turismo e Hospitalidade são apresentadas em eventos na Espanha.
A docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e dos cursos de Comunicação Social, Maria Luiza Cardinale Baptista, participou, no mês de outubro, de dois eventos científicos em La Coruña, Espanha, para apresentar pesquisas vinculadas ao Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (UCS/CNPq), sob sua coordenação: o II Congresso Iberoamericano de Turismo e Responsabilidade Social (CITuRS2018) e a I Jornada Iberoamericana de Ensino e Inovação em Turismo e Responsabilidade Social (JIDTuRS2018).
II Congresso Iberoamericano de Turismo e Responsabilidade Social (CITuRS2018)
Para o CITuRS, foram selecionados, pela comissão científica, os trabalhos: “Cartografia dos Saberes e Matrizes Rizomáticas: Proposições Metodológicas para a Ciência do Turismo em Mutação” e “Responsabilidade Ecossistêmica, Amorosa e Autopoiética do Turismo”, relacionados à abordagem metodológica e teórica, que vem sendo proposta pela pesquisadora. Esta é a segunda vez que a docente participa do evento, sendo que, na edição de 2016, foi convidada para uma das conferências magistrais de abertura. “Novamente, foi muito rica a experiência de compartilhar as pesquisas e conhecer as produções de estudiosos tão importantes para as discussões de responsabilidade e comprometimento social, ambiental ou, ainda, ecossistêmica, no sentido que venho trabalhando”. Nesta edição, Maria Luiza foi indicada como comentarista na conferência magistral proferida pelo Dr. Claudio Alexandre de Souza, sob o título Dna da Responsabilidade Social Empresarial, e na sessão Turismo Y Sostenibilidad En Brasil (Ceará), com 17 artigos relativos a experiências e fenômenos turísticos do Ceará, Brasil.
A participação deste ano representa a consolidação da presença dos trabalhos do Amorcomtur, que contou também com a participação das pesquisadoras Camila de Carvalho Melo, recém titulada mestre em Turismo e Hospitalidade, e Mara Regina Thomazi, mestranda do Programa, que apresentaram, por videoconferência, as pesquisas “Trilha noturna em Criúva. Sinalizadores da viagem como desterritorialização, potência de vida e responsabilidade” e “Hospitalidade-Amorosidade em Hostels”. O texto “Rádio Tribos do Norte: A Amazônia indígena nas redes sociais”, de Adriano Rodrigues, pesquisador do Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas, orientado por Maria Luiza em trabalho de cooperação com aquela instituição também foi apresentado no Congresso. Também recebeu aceite o texto “Turismo e Arte em Rede. Trama da Vida! Movimentos turísticos como agentes potencializadores das redes artísticas brasileiras”, escrito em parceria com a pesquisadora Luísa Biondo, integrante do Amorcomtur, ex-aluna do curso de Jornalismo e também presente em processos da aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, como aluna não regularmente matriculada.
Jornada de Ensino e Inovação em Turismo e Responsabilidade Social
Em atividade paralela ao CITuRS, na edição deste ano, foi realizada também a I Jornada de Ensino e Inovação em Turismo e Responsabilidade Social (JIDTuRS2018). Neste evento, a pesquisadora do PPGTURH apresentou os seguintes textos: “Entrelaços caosmóticos com saberes amazônicos: percorrendo as trilhas inscriacionais da ‘ciência em movimento’, na sociedade e cultura da Amazônia”, tema de seu pós-doutoramento na Universidade Federal do Amazonas; “Escre’ver-se’! práticas de ensino da escrita científica como narrativa de viagem investigativa”, relacionado ao seu doutoramento na Universidade de São Paulo e tema de um livro, em produção, a ser publicado pela Editora da UCS; e “Amorcomtur! grupo teia-trama ecossistêmica de encontros caóticos e conexões rizomáticas”.
A próxima edição dos dois eventos ocorrerá em 2020, em Fortaleza, Brasil, como forma de fazer circular e ampliar o fluxo de informações científicas iberoamericanas sobre a temática, fortalecendo os laços também com a América.
Compartilhar