Plano de Carreira Docente qualifica ensino, pesquisa e extensão da UCS.
Avaliação permanente da produção científica, acadêmica e profissional de 100% do corpo docente contribui para colocar a Universidade de Caxias do Sul no 2º lugar em Inovação e entre as dez melhores do país em Ensino e Pesquisa, no segmento das comunitárias e provadas.
Visando incentivar o aperfeiçoamento e o crescimento profissional de seu corpo docente, e tendo como consequência a qualificação do ensino e das atividades de pesquisa e extensão, a Universidade de Caxias do Sul avalia permanentemente a produção científica, acadêmica e profissional de 100% de seus professores. O processo ocorre por meio do Plano de Carreira Docente UCS, pelo qual 66 professores obtiveram progressão neste ano, conforme resultados divulgados pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), responsável pelo programa, na última semana.
Regulamentadas por edital, o que lhes confere critério, uniformidade e transparência, as avaliações do plano de carreira são realizadas anualmente desde 2013, tendo se tornando um dos instrumentos institucionais responsáveis por colocar a UCS no 2º lugar nacional em Inovação e entre as dez melhores universidades comunitárias e privadas do país em Ensino e em Pesquisa Científica, de acordo com a edição mais recente do Ranking Universitário Folha, divulgada em setembro.
A análise é feita sobre 208 indicadores das atividades e produções dos professores, distribuídos em 12 grandes grupos (veja relação na tabela no final da página), de tal modo que o plano de carreira acaba por se constituir em um incentivo constante para a busca de aperfeiçoamento pelos docentes, o empreendimento de melhorias nas metodologias de ensino, a diversificação da atuação acadêmica e para a promoção e participação em atividades ligadas à produção, sistematização e socialização do conhecimento.
Como funciona – O quadro docente da UCS está organizado em quatro categorias: Auxiliar (para professores com pós-graduação em nível de especialização), Assistente (professores com mestrado), Adjunto e Titular (ambas de professores com doutorado). Atualmente, 85,4% dos docentes integrantes do plano de carreira são mestres ou doutores.
Cada categoria é subdividida em três níveis. A passagem de um nível para outro se dá com base na obtenção de pontos em 208 indicadores que seguem, entre outros critérios, diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação. Embora cada avaliação se refira a atividades e produções do ano imediatamente anterior, a pontuação é cumulativa, não expirando e não havendo limite de tempo para ser atingida.
Para progredir na categoria de Auxiliar (especialistas) o docente precisa atingir 720 pontos; na categoria Assistente (mestres), 900 pontos; e, na categoria Adjunto (doutores), 1.000 pontos. Para chegar à categoria Titular (doutores) é preciso haver vaga disponível mais a conquista de 1.200 pontos.
Estímulo à qualificação – No processo finalizado na última semana, que teve como ano-base 2016, todos os candidatos a progressão que alcançaram a pontuação necessária tiveram as revisões solicitadas concluídas e foram promovidos, com a efetividade do novo nível contando a partir de 1º de setembro de 2017. O plano é regulamentado por edital e segue o Acordo Coletivo de Trabalho da categoria profissional.
De acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Ademar Galelli, o Plano de Carreira Docente da UCS vem, a cada ano, tornando-se mais conhecido e melhor entendido pelo corpo docente. “A consolidação do plano contribui positivamente para a gestão da UCS e é resultado de um trabalho coletivo que envolve uma Comissão de Avaliação, a CPPD (com representantes da Reitoria, Sinpro-Caxias, Sinpro-RS e Aducs) e a área de Recursos Humanos, com suporte da Procuradoria Jurídica Institucional e da Fundação Universidade de Caxias do Sul”, frisa.
OS INDICADORES
Os requisitos de produção científica, acadêmica e profissional exigidos para progressão no Plano de Carreira Docente da UCS constam em 208 indicadores, distribuídos em 12 grandes grupos:
- Atividades de ensino na UCS
- Pesquisa e desenvolvimento
- Produção científica/bibliográfica
- Revisão de publicações e participação em conselho editorial
- Palestras/ conferências/ painéis/ workshops/ cursos
- Produção técnico-científica e tecnológica
- Orientação/ supervisão/ participação em bancas/ tutoria
- Funções administrativas
- Atividades artísticas
- Coordenação/participação em comissões/comitês
- Coordenação/participação na organização de eventos (simpósio, congresso, oficina, seminário, encontro, fórum) na área de atuação do docente
- Atividades apoiadas pela UCS
PROGRESSÃO
Os 66 professores que progrediram no Plano de Carreira foram enquadrados nas seguintes categorias/níveis.
Auxiliar III – 1
Assistente II – 18
Assistente III – 4
Adjunto II – 21
Adjunto III – 14
Titular I – 6
Titular III – 2
Compartilhar