Cerimônia de entrega de diplomas a novos mestres e doutores reúne 62 profissionais.
Na sexta-feira, 29 de novembro, 62 concluintes dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu receberam a seus diplomas de mestres ou doutores em cerimônia realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Na cerimônia, que reuniu professores, orientadores e coordenadores dos programas de pós-graduação, além de amigos e familiares dos mestres e doutores, o professor Juliano Rodrigues Gimenez, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, destacou que, em praticamente 53 anos de existência (que serão completados em fevereiro de 2020), a Universidade de Caxias do Sul contabiliza 1.781 profissionais titulados em nível de pós-graduação stricto sensu. Atualmente, a instituição mantém 18 cursos de mestrado e 10 de doutorado.
Números expressivos que contrastam com a realidade do Brasil, onde menos de 1% da população atinge a titulação acadêmica. Por isso, destacou o docente, é preciso dar-se conta da responsabilidade social inerente ao grau de mestrado ou doutorado. “Sintam-se privilegiados, mas também com a enorme responsabilidade de demonstrar à sociedade as suas competências e de contribuir com o desenvolvimento do país. Sejam sempre multiplicadores do conhecimento, pois, somente com o incremento dos indicadores educacionais, tão fragilizados que hoje temos, será possível construir uma nação soberana”. O pró-reitor também lembrou das expressivas colocações alcançadas pela UCS em avaliações nacionais e internacionais, durante 2019. Dentre elas, a posição de Universidade mais inovadora do Brasil entre as instituições comunitárias e privadas, conforme o Ranking Universitário Folha.
A Instituição também figura entre as mais empreendedoras do país, de acordo com o Ranking de Universidades Empreendedoras 2019.
Neste ano, a Universidade também passou a integrar a classificação mundial de universidades produzida pela revista britânica Times Higher Education (THE). O ranking 2020 avalia 1.396 instituições de ensino de 92 diferentes países.
A professora Ana Cristina Fachinelli Bertolini, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração, falou em nome dos coordenadores dos Programas Stricto Sensu. A docente definiu a cerimônia como um momento cheio de significados para toda a comunidade acadêmica. Ana Cristina também pontuou os avanços obtidos pela Pós-Graduação da UCS ao longo dos anos, evidenciados pela abertura de novos cursos e programas e pela relevância da produção científica. “Temos programas em excelentes níveis e competência para realizar publicações internacionais, que comunicam para o mundo o que estamos produzindo aqui. Podemos nos orgulhar, mas ainda há muito por fazer. Somos uma Universidade Comunitária, temos um compromisso com o desenvolvimento sustentável de nossa região, de nosso estado e de nosso país. Precisamos avançar mais”, complementou. “Esperamos que os nossos mestres e doutores lembrem o compromisso que têm com o desenvolvimento da região enquanto egressos de uma Universidade Comunitária.”
Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque Martins, concluinte do Doutorado em Turismo e Hospitalidade, foi a oradora da solenidade. Em nome de todos os titulados, destacou que o grupo integra a elite do ensino e que deverá utilizar essa posição de forma benéfica a toda a sociedade, por meio da produção do conhecimento. “Tivemos o privilégio de ingressar em uma Instituição como a respeitada Universidade Caxias do Sul. Chegamos aqui ávidos por saber, sedentos por inovações, e agora saímos com o selo e o padrão UCS estampado em nossos currículos e em nossas novas performances e posturas docentes”.
Crédito: Foto Itália.