Estudantes de Doutorado compartilham vivências do estágio no exterior.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/08/2019 | Editado em 05/08/2019

Com a proposta de compartilhamento de experiências, o Seminário sobre Experiências de Internacionalização dos Estudantes de Pós-Graduação foi realizado nesta sexta-feira, 2 de agosto, na Sala Florense do Bloco M da Universidade de Caxias do Sul. Com a apresentação de 24 relatos, a programação promoveu a troca, presencial e virtualmente, entre os estudantes de Doutorado, relativa às vivências no exterior durante período de estágio sanduíche em instituições de diferentes países.

Abrindo o encontro, o coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da UCS, professor Fabiano Larentis, destacou que o conhecimento oportunizado visa gerar tranquilidade para quem pretende vivenciar uma experiência de formação semelhante. A iniciativa dos pós-graduandos, segundo ele, qualifica o esforço da Universidade relacionado à internacionalização, expandindo o conhecimento aqui gerado para todos cantos do mundo. “Apesar dos desafios que se apresentam, as condições estão presentes”, incentivou.

A coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais da UCS, Fabíola Carla Sartori, parabenizou os participantes e compartilhou vivências particulares e institucionais no exterior, considerando as experiências sempre válidas – mesmo relato que escuta dos estudantes que retornam de suas viagens. Afirmando também a qualidade da educação local, acrescentou que “temos ótima pesquisa e cursos que não existem fora do país”, o que corrobora com uma formação na modalidade sanduíche. A demanda é a superação da barreira linguística para ampliar o alcance do conhecimento que se produz, pontuou, incentivando a produção em língua inglesa. Para isso, lembrou do suporte oferecido pela UCS, em programas como o Writing Center, que apoia o desenvolvimento de trabalhos em língua inglesa.

 Administração
Ao cursar o Doutorado em Administração UCS/PUCRS, Beatriz Lúcia Salvador Bizotto optou pela pesquisa binacional, com imersão na Universidade de Aveiro, em Portugal. Em sua tese, estudou a Relação entre Prioridades Competitivas, Inovação, e Vantagem Competitiva na Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho – trabalho que já resultou na publicação de cinco artigos, um deles premiado em congresso, e três capítulos de livros. Residir pela primeira vez fora do Brasil fez com que valorizasse ainda mais o seu país e as instituições de ensino. Com os presentes, Beatriz compartilhou os desafios e detalhes sobre cultura e idioma, moradia, bolsa de pesquisa e destacou o vínculo com colegas. “Sem dúvida, repetiria a experiência”, afirmou.

Educação
Durante o Doutorado em Educação, Carlos Roberto Sabbi estudou por um ano na Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha. Em sua tese, estudou Teoria da Pedagogia Radical e Inclusiva: nas Trilhas de Elementos Pedagógicos para uma Cidadania Mais Consciente. “Além de qualificar o Doutorado, foi uma experiência sem precedentes em toda a minha vida”, definiu. Do período no exterior, destacou a diversidade cultural e a convivência com colegas do mundo todo. Para além de atividades como simpósios e palestras, conheceu pessoas, lugares, história e cultura. “As possibilidades são amplas, e dependem da iniciativa pessoal”, encoraja. No caso de Carlos, essa iniciativa permitiu que conquistasse titulação dupla na UCS e na UAM, com o mesmo projeto de Tese, a partir do estabelecimento de um convênio de cotutela firmado entre a UCS e a Universidad Autónoma de Madrid.

Fotos: Claudia Velho