Prefeitura concede medalha Monumento Nacional ao Imigrante à Universidade
Iniciativa foi em reconhecimento ao trabalho realizado durante a gestão da UPA Zona Norte
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, destinou à Universidade de Caxias do Sul nesta quarta-feira, 30 de abril, a medalha Monumento Nacional ao Imigrante, entregue ao reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech. A iniciativa da prefeitura foi em agradecimento à Universidade pelo trabalho realizado durante a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte – exercida entre 2020 e 2025 por meio de contrato com a Fundação Universidade de Caxias do Sul. A medalha Monumento Nacional ao Imigrante é a maior honraria concedida pelo município em reconhecimento a relevantes serviços prestados à comunidade.
Acompanhado do secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, da secretária adjunta, Daniele Meneguzzi, e do diretor Jurídico e de Projetos Especiais da prefeitura, Mário Taddeucci, Adiló agradeceu enfaticamente o empenho de toda a equipe da UCS pela administração, operacionalização e manutenção da unidade de saúde. “Foi um trabalho excelente, que exigiu muita determinação dos profissionais envolvidos, principalmente durante a pandemia de Covid-19. Como gestores públicos, tivemos enormes desafios na área da saúde ao longo da pandemia, mas ter contado com a estrutura e o suporte da UCS foi fundamental para superá-los”, destacou o prefeito.
Secretária da Saúde à época, Daniele lembrou que a condução da UPA Zona Norte por parte da UCS superou as exigências contratuais. “Percebemos que sempre havia uma atenção especial, um cuidado com os pacientes, além da estrutura oferecida e pelo notório saber científico”, pontuou.
Emocionado, o reitor agradeceu ao reconhecimento e retribuiu a gentileza. “Nós também temos muito a agradecer, porque a parceria com a prefeitura deu-se, a todo momento, de forma ética e profissional. Esses valores, essa retidão, foram transmitidos à comunidade por meio de cuidados e serviços de excelência. Agradeço em nome dos nossos professores, alunos e técnicos da área da saúde pelas oportunidades de aprendizado durante o trabalho realizado naquele importante equipamento da saúde pública de Caxias”, ressaltou Rech.
A reunião de quarta-feira ocorreu na reitoria, também com a presença do chefe de gabinete, Givanildo Garlet, do diretor de Marketing e Comercial da UCS, Javier Masiá Herrera, e da diretora da UPA Zona Norte durante a gestão da UCS, Renata Demori.
Fotos: Bruno Zulian