Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação realiza o 2º Fórum de Pesquisadores.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/06/2017 | Editado em 13/06/2017

 

Os pesquisadores da Instituição estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira para participar de encontro conduzido pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilda Stecanela, e pelo coordenador de Pesquisa, Guilherme Holsbach Costa, para dar encaminhamento às ações que vêm sendo realizadas no sentido de aperfeiçoar o modelo de pós-graduação e pesquisa que se realiza na Instituição.

Entre as questões abordadas pelo coordenador de Pesquisa, Guilherme Holsbach Costa, foi enfatizado o empenho da pró-reitoria para modificar a Portaria nº 100, especialmente no que se refere à carga horária dos professores que atuam nos programas de pós-graduação stricto sensu. Ele também abordou os direcionamentos que a pró-reitoria vem imprimindo na sua gestão, tendo em vista um novo modelo de atuação que acentua as parcerias com a pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e, entre outras medidas, institui o Comitê Assessor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Um dos itens do encontro foi a discussão sobre o Código de Conduta em Pesquisa, a ser criado nos moldes do Código de Boas Práticas Científicas, do CNPq.

A pró-reitora falou sobre a importância da pós-graduação stricto sensu e do que ela representa para uma Instituição de Ensino Superior. Alguns pesquisadores se manifestaram sobre a importância de mostrar ao estudante de graduação a existência da pós-graduação stricto sensu e concordaram que quem deve fazer isso é o professor pesquisador em sala de aula, durante as aulas de graduação.

A professora Maria Helena Wagner Rossi, representando o Comitê de Ética em Pesquisa se colocou à disposição para colaborar na elaboração dos projetos de pesquisa e a professora Vânia Schneider falou sobre o licenciamento de laboratórios de pesquisa e a necessidade de se contatar o Instituto de Saneamento Ambiental antes da instalação de um novo laboratório para que se providencie o licenciamento junto aos órgãos competentes.

Fotos: Claudia Velho