Professor Roque Grazziotin, ex-presidente do Conselho Diretor da FUCS, faleceu neste domingo.

Presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul no período de maio de 2011 a maio de 2014, o professor Roque Maria Bocchese Grazziotin faleceu na tarde deste domingo, dia 22 de setembro. Ele estava na Casa dos Padres, local em que recebia cuidados desde final de 2016, quando sofreu um Acidente Vascular Encefálico.
Além das atividades docentes na área de Humanidades, desde 1987, Roque Grazziotin foi membro do Conselho Diretor da FUCS, entre 2005 e o início de 2016, representando o Ministério da Educação. Pela UCS, concluiu o mestrado em Educação, em 2010, como integrante da primeira turma. Durante seus estudos, pesquisou a atuação da Igreja Católica na educação em Caxias do Sul. Também fez especialização em Sociologia, concluída em 1980.
Natural de Antônio Prado, ele nasceu em 7 de maio de 1946. Cursou Filosofia e licenciou-se em 1969, pela Faculdade Católica de Filosofia, Ciências e Letras de Bagé.
Além da atuação universitária, Roque, como era conhecido entre os amigos, teve relevante papel na formação pastoral em Caxias do Sul. Ordenado padre em 1973, no final daquela década ajudou a organizar a ação Pastoral em bairros como Fátima, Pioneiro e Santa Fé.
Também teve destacado papel político, especialmente em temas ligados aos Direitos Humanos. Em 1998, foi eleito deputado estadual para mandato de 1999 a 2003 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), atuando como presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Casa Legislativa.
Em 2011, recebeu o título de Cidadão Caxiense, homenagem concedida pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, por sua longa trajetória política e religiosa. Em 2017, recebeu a Medalha Dom Benedito Zorzi – Mérito Educação durante as comemorações do 50 anos da Universidade de Caxias do Sul.
Para o reitor Evaldo Antonio Kuiava, “Roque Grazziotin deixa um legado como professor e presidente do Conselho Diretor da FUCS, preocupado com a qualidade e o acesso ao ensino superior, com o objetivo de que mais pessoas pudessem ter direito à Educação”. O presidente do Conselho Diretor da FUCS, José Quadros dos Santos, lamenta o ocorrido e também destaca a dedicação de Roque Grazziotin às causas sociais que marcaram sua trajetória como professor, gestor, e liderança comunitária. “A Fundação Universidade de Caxias do Sul agradece e reconhece o trabalho em prol da Educação realizado pelo professor Roque Grazziotin”.
O velório ocorre no Memorial Capelas São José e a missa de corpo presente será às 15h30min, na Igreja Santa Catarina.
Foto: UCS/Divulgação
Compartilhar