14º Seminário Internacional de Bibliotecas tem como tema central a sustentabilidade
Evento ocorre na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre, nos dias 13 e 14 de novembro
A coordenadora do curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul, Susana Elisabeth Neumann, está entre as organizadoras do 14º Seminário Internacional de Bibliotecas: Bibliotecas, Meio Ambiente e Sustentabilidade, que ocorre nos dias 13 e 14 de novembro no Memorial da Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre. O evento é aberto ao público, e as inscrições gratuitas podem ser feitas neste link – onde também consta a programação completa.
O Seminário tem como proposta promover reflexões sobre bibliotecas plurais, bem como a formação continuada dos profissionais que atuam nestes espaços. Neste ano, explora o tema Bibliotecas, Meio Ambiente e Sustentabilidade, na busca de tornar as bibliotecas ambientes informacionais para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. “Espera-se, com isso, abrir oportunidades para que esses espaços, de diferentes tipologias, criem serviços e produtos em prol da sustentabilidade informacional e do desenvolvimento de ações sustentáveis para diferentes públicos, em variados contextos”, complementa a professora Susana.
Entre os destaques da programação estão a palestra e a oficina Bibliotecas e Agenda 2030: Conteúdos Teóricos e Metodologias Aplicadas para a Contribuição das Bibliotecas com a Agenda 2030, que serão ministradas em três etapas pela bibliotecária espanhola Alícia Sellés Carot, docente da Universidade Politécnica de Valência e da Universitat Oberta de Catalunya. “Serão apresentadas ações para o auxílio de práticas sustentáveis importantes ao fomento desta temática, nos processos de disseminação e mediação da informação para a formação de cidadãos conscientes e participativos na construção de um futuro melhor para todos”, antecipa o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, Filipe Xerxeneski da Silveira, também organizador do evento.
Além da UCS, o Seminário tem como promotores o Sistema CFB/CRB, Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, Câmara Rio-Grandense do Livro, Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, Goethe-Institut Porto Alegre, Instituto Cervantes, Beabah – Rede de Bibliotecas Comunitárias e Memorial da Assembleia Legislativa do RS. “Cada entidade é responsável por alguma atividade. Ao curso de Biblioteconomia da UCS cabe a divulgação, transmissão e liberação de certificados de presença. Trata-se de um evento de grande relevância para o nosso segmento e para o contato com futuros alunos de Biblioteconomia da UCS”, conclui Susana.
Fotos: Bruno Zulian
Compartilhar