Professora de Matemática da UCS recebe homenagem por sua dedicação à OBMEP

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/06/2025 | Editado em 18/06/2025

Magda Mantovani Lorandi é responsável por organizar a aplicação da segunda fase das provas na região de Caxias do Sul

Da esquerda para direita, Márcia Barbosa (reitora da UFRGS), Magda, Susana Frómeta Fernándes (cood. OBMEP RS03) e Jean Carlo Pech de Moraes (cood. OBMEP da RS01)

A professora do curso de Matemática da Universidade de Caxias do Sul Magda Mantovani Lorandi foi homenageada, dia 14 de junho, pela coordenação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – regiões RS01 e RS03. Em evento no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Magda recebeu distinção por sua dedicação como supervisora da OBMEP no maior centro de aplicação das provas na região RS03, que abrange os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, São Marcos e São Valentim do Sul. Magda é responsável pelo recebimento e distribuição das provas aos coordenadores de Caxias do Sul, aplicação e envio à UFRGS para correção.

“Desde a 12ª edição da OBMEP, em 2016, o Campus-Sede da UCS é o centro de aplicação das provas. A Universidade disponibiliza sua estrutura para receber, anualmente, cerca de 1,4 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio, aprovados na primeira fase do concurso, realizado nas respectivas escolas. Conto com uma equipe de aproximadamente 110 colaboradores, entre coordenadores, fiscais aplicadores e volantes, a maioria funcionários da própria Instituição”, explica a professora, agradecendo e compartilhando a homenagem com a sua equipe. As provas da segunda fase da Olimpíada serão aplicadas dia 25 de outubro.

Sobre a Olimpíada
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Olimpíada tem entre seus objetivos contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, possibilitando a um maior número de alunos brasileiros o acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

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