Professora Vania Herédia integra diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/06/2018 | Editado em 18/06/2018

Criada em 1961, a Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria, com sede no Rio de Janeiro, reúne os profissionais que atuam no campo do envelhecimento humano. A diretoria eleita para o biênio 2018-2020 é composta por seis médicos da área da Geriatria e dois especialistas em Gerontologia. A professora Vania Beatriz Merlotti Herédia, representante da área de Gerontologia, foi eleita para o cargo de 2ª vice-presidente. Professora titular da UCS há mais de 40 anos, Vania Beatriz Merlotti Herédia é bacharel e licienciada em Ciências Sociais pela PUCRS (1984), graduada em Filosofia pela UCS (1973); mestre em Filosofia pela PUCRS (1978); doutora em História das Américas pela Universidade de Gênova (1992); com pós-doutorado em História Econômica pela Universidade de Padova (2002) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013).

Na foto, a professora da UCS está com o médico Carlos André Uehara (de São Paulo), representante da área de Geriatria, e novo presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. O registro foi feito após a eleição, no dia 7 de junho, durante o XXI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, no Rio de Janeiro.

Vania Herédia, que pesquisa há mais de 40 anos nas áreas de migrações contemporâneas, migrações internas, migrações históricas, envelhecimento populacional e políticas públicas, trabalho e políticas sociais, história regional e história de empresas – e é docente em diversos cursos de graduação e de pós-graduação na UCS –, enfatiza que se sente honrada em fazer parte desse grupo que dirigirá a Sociedade no próximo biênio. “A dedicação à causa do envelhecimento tem ajudado de maneira efetiva que as pessoas possam envelhecer bem, de forma ativa, integradas no contexto e cientes de seus papeis. O conhecimento acerca do envelhecimento ajuda a tornar o processo mais natural e espontâneo; a enfrentar os mitos e tabus que foram criados acerca da velhice, e a entender que a velhice é heterogênea e que precisamos ter dimensão acerca desse processo para ajudarmos nossos velhos”.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia atua na área do envelhecimento, sendo a sociedade que pode titular o especialista em Geriatria e em Gerontologia. “A Sociedade trabalha integrada, sendo que o geriatra que possui o título de especialista pode atuar na área, e o gerontólogo, da mesma forma”, explica a professora Vania Herédia.

A gerontologia abrange as diversas áreas de conhecimento e formação profissional que atuam com o tema do envelhecimento, evidenciando sua natureza interdisciplinar, uma vez que reúne profissionais de distintas áreas como: enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, odontólogos, advogados, assistentes sociais, sociólogos, educadores físicos, pedagogos. “A sociedade oferece aos associados o acesso as últimas pesquisas sobre o envelhecimento e a conteúdos científicos exclusivos que estejam relacionados ao tema”, destaca a atual vice-presidente da Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria.

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Composição da diretoria
Chapa Gero – Geriatria
Presidente: Carlos André Uehara (médico)
Vice-presidente: Ivéte Berkenbrock (médica)
Secretária-geral: Verônica Hagemeyer Santos (médica)
Tesoureira: Juliana Junqueira (médica)
Diretoria de Defesa Profissional e Ética: Maria do Carmo Lencastre de Menezes e Cruz Dueire Lins (médica)
Diretor Científico: Renato Gorga Bandeira de Mello (médico)

Chapa Gero – Gerontologia
2º Vice-presidente: Vania Beatriz Merlotti Herédia (socióloga)
Secretária-adjunta: Valmari Cristina Aranha (psicóloga)

Foto: Divulgação