Professoras do CETEC mostram projeto do Ensino Fundamental em congresso no México

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/06/2025 | Editado em 27/06/2025

As assessoras pedagógicas Deise Angélica Pasquali e Paula Cavion Costa compartilharam experiências inovadoras do CETEC Fundamental em evento internacional

Entre especialistas da área de educação de, pelo menos, sete países, representaram o Brasil em evento internacional duas professoras do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC/UCS). As assessoras pedagógicas Deise Angélica Pasquali e Paula Cavion Costa participaram como palestrantes no 6° Congresso Internacional Pedagógico 2025 “Pedagogía Global: Educar con Visión, Transformar con Acción”, realizado entre os dias 13 e 22 de junho, pela universidade do grupo ISIMA, fundada em 1997 na cidade de Puebla, no México.

O convite foi feito diretamente pelo reitor da ISIMA Universidad, Yonar Del Sol Ávila, em razão do interesse pelas experiências inovadoras do CETEC Fundamental, escola sediada no campus-sede da UCS desde 2022, atualmente com oferta de ensino do 5º ao 9º Ano.

Participaram do congresso internacional mais de 600 alunos do curso de Pedagogia da instituição mexicana de um total de aproximadamente mil matriculados. Além das duas professoras do CETEC, o evento reuniu especialistas na área de educação de países como Equador, Costa Rica, Argentina, Peru, Chile e do próprio México.

Deise e Paula estiveram em painéis e oficinas, realizados em diferentes campi da universidade, sediados nas cidades de Puebla, Toluca e Querétaro. Um dos temas em destaque da edição deste ano do congresso foi o uso da Inteligência Artificial como ferramenta para potencializar o trabalho do professor e como um guia para os estudantes, mas dentro de um contexto que valoriza as relações humanas, conforme explica a professora Deise:

“Eu falei sobre a metodologia criativa que é aplicada na escola com vivências e experiências e da autorregulação emocional necessária à aprendizagem! Fomos muito bem recebidas e ficamos honradas em estar entre tantos especialistas, doutores e pós-doutores.

Como professora de História também me encantou a cerimônia de abertura com a presença de representantes dos povos originários demonstrando elementos da cultura mexicana, um povo que valoriza sua ancestralidade e seus costumes”, conta a professora caxiense.

Paula acrescenta que a participação no congresso foi um momento para compartilhar e produzir saberes, conhecer cenários de educação em diferentes países, relatar experiências que deram certo e projetos implementados no próprio CETEC e que chamaram muito a atenção dos presentes no evento no México.

“Principalmente o nosso acolhimento para com os estudantes, o olhar na educação personalizada, no convívio social… Eles elogiaram muito a estrutura em uma universidade e a nossa organização como uma escola de ensino e tempo integral. Adoraram o fato de que a escola está comprometida e alinhada com o relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), tendo semanalmente aulas de educação ambiental, promovendo a aprendizagem significativa e pensamento crítico. Também ficaram impressionados com o grau de complexidade dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes na nossa Mostra Científica e Tecnológica Júnior, tendo em vista o alto nível de ensino e a idade deles”, aponta a professora do CETEC.

Para a diretora do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa, ter duas professoras representando a escola em um evento internacional reforça o caráter da instituição de sempre buscar estar conectada com o jovem contemporâneo em busca de metodologias de formação que motivem os estudantes.

As docentes viajaram no dia 16 de junho e retornaram no último dia 21. Além de atuarem como painelistas, também participaram da abertura da “Cuarta Feria Internacional del Libro – Leer es Crecer”, que ocorreu de forma concomitante.

Fotos: CETEC/Divulgação