Professores contratados de forma emergencial passam a integrar Plano de Carreira Docente
Desde 1º de outubro, os professores da Universidade de Caxias do Sul que atuam por meio de contratos emergenciais passaram a ser incluídos no Plano de Carreira direcionado aos docentes da Instituição.
A medida beneficiará 129 professores inseridos nessa modalidade, que atuam em seis áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Ciências Exatas e Engenharias, Humanidades, Ciências Jurídicas, Artes e Arquitetura e Ciências Sociais.
A contratação emergencial é realizada para suprir necessidades específicas de professores para atuação em áreas ou disciplinas nas quais não há disponibilidade. O quadro geral de professores conta com 817 profissionais.
“Com a iniciativa, a Reitoria deseja proporcionar aos professores que já atuam na Universidade, porém de forma emergencial, a oportunidade de usufruir dos benefícios do Plano de Carreira Docente da UCS”, destaca o professor Marcelo Faoro de Abreu, coordenador da Comissão Própria de Pessoal Docente (CPPD).
Sobre o Plano de Carreira Docente UCS
O quadro docente da UCS está organizado em quatro categorias: Auxiliar (para professores com pós-graduação em nível de especialização), Assistente (professores com mestrado), Adjunto e Titular (ambas de professores com doutorado).
Cada categoria é subdividida em níveis. A passagem de um nível para outro se dá com base na obtenção de pontos em 208 indicadores que seguem, entre outros critérios, diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação.