Programa de Pós-Graduação em Direito representado em evento que discute o Tratado de Nice

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/12/2020 | Editado em 04/12/2020

Acordo que permitiu expansão da União Europeia completa 20 anos e será discutido por professores de  diferentes países, tendo como base a repercussão no campo dos Direitos Humanos. Professora Cleide Calgaro, da UCS, coordena sessão no segundo dia do evento

A conferência on-line “Os 20 anos da Carta de Nice e o diálogo entre a Europa e a América Latina sobre os Direitos Humanos” ocorre  nos dias 7 e 8 de dezembro. De âmbito internacional, a iniciativa envolverá cerca de 40 palestrantes de 23 países.

A Universidade de Caxias do Sul também estará representada no evento, com a participação da professora Cleide Calgaro, do Programa de Pós-Graduação em Direito, que coordena a primeira sessão do segundo dia de encontros e atuou, ainda, na Comissão Diretora da iniciativa multilateral.

Com o objetivo de celebrar os 20 anos da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, proclamada em Nice, em 7 de dezembro de 2000, a conferência discute as questões relacionadas à eficácia e aos novos desafios dos Direitos Humanos na Europa e América Latina. O Tratado de Nice, como também é conhecido, é marcado pela reforma na estrutura institucional da União Europeia para atender aos desafios de expansão do bloco.

“O Tratado de Nice trouxe importantes repercussões na comunidade europeia, sendo essencial a análise de seus aspectos principais e de sua eficácia  para entender as alterações políticas e jurídicas trazidas”, explica Cleide.

A conferência representa um momento indispensável de comparação, discussão e análise, aberto gratuitamente a todos interessados. A Comunidade Universitária da UCS pode se inscrever aqui. Além do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCS,  promovem o evento o Centro Internacional Mediterranea de Pesquisa em Direitos Humanos (MICHR) da Universidade de Reggio, a REDHT – Rede de Pesquisa Direitos Humanos e Transnacionalidade (Brasil), o Departamento de Direito Internacional Civil, Econômico e Privado – Cracow University of Economics, da Polônia, a Facultad de Derecho – Universidad Central de Ecuador (Equador) e a Facultad de Derecho – Universidad Siglo 21 (Argentina). 

Com informações do Canale 14 – RTV