Mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologias celebra 100ª defesa de dissertação.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/12/2019 | Editado em 28/07/2023

Em seu projeto de mestrado, Grasiela Cristina Lorandi estudou a caracterização de filmes de celulose combinados a sólidos de alta sorção aplicados à indústria do papel.

Grasiela (ao centro, de blusa branca), com os professores da Banca Examinadora e os seus orientadores.

O mês de dezembro marcou a defesa da centésima dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias da UCS (PGEPROTEC). O trabalho Caracterização de filmes de celulose combinados a sólidos de alta sorção aplicados à indústria do papel foi apresentado nesta segunda-feira, dia 16, pela aluna Grasiela Cristina Lorandi.

A professora Camila Baldasso, coordenadora do Programa, lembra que as atividades de mestrado se iniciaram em novembro de 2010, com o ingresso da primeira turma em março de 2011. A primeira defesa de dissertação ocorreria em maio do ano seguinte. Sobre a centena de dissertações defendidas, a docente considera uma conquista para a pesquisa regional, lembrando que o número representa muito mais do que a quantidade trabalhos. “No período de 2010 até 2019, o PGEPROTEC ajudou a aperfeiçoar e qualificar cem profissionais nas mais diversas áreas. Profissionais que estão disseminando conhecimento e inovação em escala nacional e internacional. Atuando nas mais diversas áreas, seja na indústria, em escolas e faculdades, ou dando continuidade à trajetória acadêmica em cursos de doutorado e pós-doutorado”.

A trajetória do Programa se ampliou, em 2018, com a aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do doutorado em Engenharias e Tecnologias, cuja primeira turma iniciou suas atividades em agosto deste ano, “oportunizando aos profissionais da região manter sua formação continuada e com qualidade”. O PGEPROTEC tem como área de concentração o Desenvolvimento de Processos e Produtos Industriais, e estrutura-se em duas linhas de pesquisa: Processos Químicos e Físicos; e Processos Bioquímicos.

Estudantes do Programa com a coordenadora Camila Baldasso.

Grasiela descreve o orgulho em defender a centésima tese do Programa, “mostrando a todos o quanto a UCS busca a evolução através da pesquisa”. Ela conta que o mestrado foi um período trabalhoso, de muito aprendizado, conhecimento e dedicação, “que só foi possível concluir com o apoio irrestrito dos professores que fazem parte do PGEPROTEC, do auxílio dos técnicos dos  laboratórios da UCS, das colegas maravilhosas que encontrei e, em especial, do professor Ademir José Zattera, pela orientação, dedicação e todo amparo necessário durante o trabalho. Não esquecendo de mencionar a doutora engenheira Lilian Vanessa Rossa Beltrami, que além de coorientadora, se tornou uma amiga, e também a doutora engenheira Daniele Perondi, egressas do PGEPROTEC, pessoas que me ensinaram muito e às quais serei grata sempre”. A banca examinadora do trabalho de Grasiela foi composta pelos professores doutores Cleide Borsoi (UNIVATES), Matheus Poletto e Venina dos Santos (UCS).

Fotos: Claudia Velho