Programa de Pós-Graduação em Psicologia apresenta pesquisa sobre saúde de professores
Resultados subsidiarão Secretaria de Educação do Estado na promoção de iniciativas de bem-estar aos educadores 
Um grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade de Caxias do Sul, que integram o projeto Fatores Psicossociais e Características do Trabalho dos Professores de Educação Básica do Rio Grande do Sul, apresentou nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, o resultado obtido pela pesquisa. A explanação ocorreu em Porto Alegre, durante o 2º Ciclo de Seminários do Programa de Pesquisa Aplicada de Finanças Públicas.
O trabalho, que iniciou no dia 1º de novembro de 2024, teve como objetivo realizar um diagnóstico dos fatores psicossociais e das características do trabalho dos professores da Educação Básica no Rio Grande do Sul. Foram identificados os fatores de risco e proteção com a intenção de promover a saúde mental, o bem-estar e a satisfação profissional dos docentes.
Os resultados serão utilizados pela Secretaria de Educação do Estado para o desenvolvimento de políticas públicas que possam melhorar as condições de trabalho e atrair novos profissionais para a carreira docente no ensino público. Participaram da pesquisa 2.518 professores de 340 cidades do Rio Grande do Sul.
O grupo de pesquisadores da Universidade é composto pelos professores Silvana Regina Ampessan Marcon, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, que abriga o projeto, João Ignacio Pires Lucas e Magda Macedo Madalozzo, e pelos alunos e bolsistas Luana Folchini da Costa, Alexandra Cioato (CNPQ), Morgana Cavalheiro (Fapergs), Kim Andreazza (BIC/UCS), Fernanda Prigol (PIBIC/CNPQ), Valentina Borghetti (BIC/UCS), Maria Eduarda Portal Casagranda (PIBIC/CNPQ), Giovana Belotto (PIBIC/CNPQ), Isadora Ditadi, Jade Vargas Wallauer, Marli Bettiol Stopassola e Luciane Backes Welter.
Compartilhar