Projeto da UCS qualificará ações de valorização do brincar e de educação ambiental

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/08/2025 | Editado em 25/08/2025

Novo ambiente e ferramentas agregarão a atividades lúdicas, audiovisuais e inclusivas para alunos de escolas públicas

“Território das Infâncias” é o novo projeto da Universidade de Caxias do Sul que visa contribuir para a valorização do brincar como linguagem fundamental no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas de Caxias do Sul e região. A iniciativa fortalecerá o aparato de estruturas culturais e de aprendizagem para a comunidade a partir de ações como a instalação de um espaço permanente para brincar, uma trilha interativa com recursos digitais no UCS Zoo e uma sala para exibições audiovisuais.

Reunião no gabinete da Reitoria com representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade

O custeio do projeto é proveniente de emenda parlamentar de R$ 350 mil destinada pela deputada federal Denise Pessôa à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Caxias do Sul, que tornou-se parceira na operacionalização da iniciativa. “Situando o brincar no centro das experiências, como eixo estruturante para práticas pedagógicas significativas, o novo ambiente abrigará ações integradas de aprendizagem, ensino, pesquisa, extensão e inovação”, contextualiza a professora Rochele Rita Andreazza Maciel, que será coordenadora do espaço.

A parceria para as ações foi combinada com os representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade em reunião nesta terça-feira, 19 de agosto, no gabinete da reitoria. O secretário Ronaldo Boniatti e a gerente de Educação Ambiental e Gestão do Conhecimento da pasta, Fernanda Guarezze Debiazi, foram recepcionados pelo reitor Gelson Leonardo Rech e pelos professores relacionados à ação.

Dia Letivo no Zoo
As novas ferramentas lúdicas e inclusivas fortalecerão as ações conectadas à função social e cultural do UCS Zoo. Exemplo será a qualificação do Dia Letivo no UCS Zoo, que recebe os alunos sob agendamento para um dia de aprendizado sobre as espécies e a preservação ambiental. “A novidade vai contribuir às experiências de lazer educativo, cultura audiovisual, inclusão e vínculos afetivos das crianças com a natureza”, destaca o coordenador do UCS Zoo e do curso de Medicina Veterinária da UCS, professor Leandro do Monte Ribas.

A visitação de escolas ao UCS Zoo, retomada desde sua reabertura à comunidade, em dezembro passado, pode ser agendada a partir deste link.

Fotos: Freepik e Divulgação