Projeto Juntos na Diversidade entrega troféus a entidades participantes da terceira edição.
O mês de dezembro está reservado à entrega de troféus e certificados a 14 entidades participantes do Projeto Juntos na Diversidade – Incentivo à Preservação da Diversidade Linguística e Cultura na Serra Gaúcha, da terceira edição do projeto, que é uma parceria entre a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade de Caxias do Sul, por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC), com o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Na foto ao lado, o troféu Juntos na Diversidade, peça confeccionado em vidro, com o formato do estado do Rio Grande do Sul.
As entidades – dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Ipê, Nova Prata e Veranópolis – realizaram apresentações de canto coral, dança, teatro, mostras culturais e programas de rádio em que as línguas e culturas de imigração (talian, alemão e polonês) e nativas (kaingang e caboclo) tiveram destaque.
Segundo o diretor do IMHC-UCS, professor Anthony Beux Tessari, “o valor do patrocínio do banco Banrisul para este ano foi de R$ 40 mil, sendo R$ 30 mil destinados às entidades e grupos inscritos no projeto. Os valores são repassados pela UCS ao final da execução do projeto, que se encerra oficialmente em março de 2019. Os grupos têm utilizado a verba de patrocínio para adquirir instrumentos musicais, equipamento de som, trajes e cenários, e para transporte até outras comunidades da região para apresentações”.




O projeto
Lançado em 2016, o Projeto Juntos na Diversidade – Incentivo à Preservação da Diversidade Linguística e Cultura na Serra Gaúcha incentiva a preservação da diversidade linguística e cultural buscando promover a preservação de línguas nativas e de imigração, como o talian, o polonês, o alemão e o kaingang. Tem como foco crianças e jovens dos 49 municípios que integram os Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, onde se encontram comunidades que preservam aspectos linguísticos e culturais dos povos nativos, como os kaingang, e dos imigrantes italianos, alemães e poloneses, entre outros. A proposta visa estimular ações de entidades educacionais e culturais. Em 2016, 22 entidades integraram o projeto; em 2017 foram 17 e, neste ano, 14.\
Leia mais sobre o Juntos na Diversidade na edição nº 28 da revistaUCS.
Fotos: Anthony Beux Tessari
Compartilhar