Projeto Juntos na Diversidade entrega troféus a entidades participantes da terceira edição.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/12/2018 | Editado em 12/12/2018

O mês de dezembro está reservado à entrega de troféus e certificados a 14 entidades participantes do Projeto Juntos na Diversidade – Incentivo à Preservação da Diversidade Linguística e Cultura na Serra Gaúcha, da terceira edição do projeto, que é uma parceria entre a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade de Caxias do Sul, por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC), com o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Na foto ao lado, o troféu Juntos na Diversidade, peça confeccionado em vidro, com o formato do estado do Rio Grande do Sul.

As entidades – dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Ipê, Nova Prata e Veranópolis – realizaram apresentações de canto coral, dança, teatro, mostras culturais e programas de rádio em que as línguas e culturas de imigração (talian, alemão e polonês) e nativas (kaingang e caboclo) tiveram destaque.

Segundo o diretor do IMHC-UCS, professor Anthony Beux Tessari, “o valor do patrocínio do banco Banrisul para este ano foi de R$ 40 mil, sendo R$ 30 mil destinados às entidades e grupos inscritos no projeto. Os valores são repassados pela UCS ao final da execução do projeto, que se encerra oficialmente em março de 2019. Os grupos têm utilizado a verba de patrocínio para adquirir instrumentos musicais, equipamento de som, trajes e cenários, e para transporte até outras comunidades da região para apresentações”.

Apresentação dos alunos da Apae de Antônio Prado gravada e transmitida para o programa de rádio “Talian, Non Desmantegar”, na Rádio Solaris.
Canto coral e cultura indígena na comunidade Kaingang Pãnónh Mág Kãmu Há Han Ni, de Farroupilha.
Apresentação teatral “Um passeio pela história da imigração polonesa no RS”, pelo Núcleo de Nova Prata da Braspol.

 

Alles Gut TanzShow, apresentação do grupo de danças da Associação Germânica de Caxias do Sul.

O projeto

Lançado em 2016, o Projeto Juntos na Diversidade – Incentivo à Preservação da Diversidade Linguística e Cultura na Serra Gaúcha incentiva a preservação da diversidade linguística e cultural buscando promover a preservação de línguas nativas e de imigração, como o talian, o polonês, o alemão e o kaingang. Tem como foco crianças e jovens dos 49 municípios que integram os Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, onde se encontram comunidades que preservam aspectos linguísticos e culturais dos povos nativos, como os kaingang, e dos imigrantes italianos, alemães e poloneses, entre outros. A proposta visa estimular ações de entidades educacionais e culturais. Em 2016, 22 entidades integraram o projeto; em 2017 foram 17 e, neste ano, 14.\

Leia mais sobre o Juntos na Diversidade na edição nº 28 da revistaUCS.

Fotos: Anthony Beux Tessari