Projeto Rondon: inscrições até 20 de setembro para participar da Operação Parnaíba.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/09/2018 | Editado em 02/10/2018

Acadêmicos de graduação, independentemente do curso, concorrem a oito vagas para participar da Operação Parnaíba, no Piauí, que ocorre entre  janeiro e fevereiro de 2019. Inscrição está condicionada à apresentação de, pelo menos, duas propostas de trabalho e o histórico escolar atualizado. Acesse o Edital.

A Universidade abriu processo seletivo para os acadêmicos com interesse em integrar a equipe da UCS no Projeto Rondon. A inscrição deve ser realizada até 20 de setembro, por meio de formulário online. Para concorrer a uma das oito vagas disponíveis, o estudante precisa encaminhar pelo menos duas propostas de trabalho relacionadas às temáticas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Trabalho e Meio Ambiente, além de histórico escolar completo e atualizado.

Os selecionados vão atuar na Operação Parnaíba, entre os dias 18 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019, no Piauí. A equipe da UCS ficará responsável por efetuar ações no município de Porto, localizado ao norte do estado, distante cerca de 190 quilômetros da capital Teresina.

Podem participar da seleção os acadêmicos regularmente matriculados em curso de graduação da UCS. Os interessados já devem ter cursado 50% do curso; não podem ter participado de outras operações do Projeto Rondon; precisam manter vínculo com a instituição até o final da operação, em fevereiro de 2019; e devem ter disponibilidade de horários para participar das atividades de preparação para a operação. Todos os detalhes sobre a seleção e os critérios de participação podem ser conferidos no edital do projeto.

“O processo seletivo ocorre, mais uma vez, como um movimento pedagógico, legítimo e cuidadoso em relação às demandas do Ministério da Defesa. Os acadêmicos da UCS, de todos os cursos, podem se inscrever, desde que satisfaçam aos critérios definidos no edital e estejam de acordo com as orientações do Projeto Rondon”, afirma o professor Michel Mendes, da Área do Conhecimento de Humanidades. Nas fotos acima, detalhes da participação do professor Michel Mendes, na Operação Pantanal, no município de Jaraguari, no Mato Grosso do Sul, em julho deste ano.

Os professores Michel Mendes e  Aline Maria Trindade Ramos, da Área de Conhecimento de Ciências Jurídicas, vão coordenar as ações preparatórias a serem realizadas no Porto, município piauiense com uma população de 12 mil habitantes. Nesta edição, o processo seletivo  dos estudantes da UCS será realizado pelos dois docentes, juntamente com mais dois profissionais: um da Psicologia e outro ligado à Coordenadoria de Relações Universitárias (CRUN).

Identificar as demandas locais
A etapa do Projeto Rondon em Piauí ganhou o nome de Operação Parnaíba. A viagem do grupo da UCS ocorre em janeiro, mas ainda em setembro, o professor Michel Mendes embarca rumo a Porto. Entre os dias 23 e 29, ele vai acolher as demandas locais em relação às atividades que serão realizadas pela equipe da UCS.

Na operação, a Universidade vai atuar com temas e ações relacionados ao eixo temático B, que envolve Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho – mesmas áreas para as quais os candidatos precisam produzir suas propostas de trabalho. Será com foco nessas áreas que o professor Michel Mendes deverá olhar as demandas da população local. “Vamos poder conhecer o clima, os espaços, as necessidades, nossos possíveis locais de atuação e hospedagem, sentir o público, explorar o território como um todo”, destaca o professor. Ele reforça que o Projeto Rondon é uma oportunidade única de vivenciar experiências transformadoras no aspecto da formação pessoal, cidadã e profissional.