Projeto Rondon: Pró-Reitoria Acadêmica anuncia equipe que vai participar da Operação Pantanal.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/04/2018 | Editado em 16/04/2018

Foi divulgada na tarde desta segunda-feira, dia 16, o nome dos oito estudantes de graduação selecionados para participar da Operação Pantanal do Projeto Rondon em julho deste ano.

Os coordenadores do Projeto Rondon na UCS, professores Gisele Cemin e Michel Mendes, conduziram o processo de seleção que se iniciou com 56 acadêmicos para oito vagas. Nas diferentes etapas de avaliação, foram considerados os seguintes aspectos dos candidatos: formação interdisciplinar; atuação prévia em projetos de extensão universitária; atendimento aos critérios exigidos pelo Ministério da Defesa, perfil rondonista, carta de apresentação e de interesse do acadêmico, postura diante das propostas das fases I, II e III, particularidades e necessidades do município de Jaraguari/MS, levantadas durante a viagem precursora, realizada na primeira semana de abril (fotos).

Coordenadora Gisele Cemin, em Jaraguari.

A seleção final também considerou o foco da proposta da UCS no conjunto B – comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho – e as potencialidades dos acadêmicos selecionados para desenvolverem atividades diversas no que se refere nessas áreas. Os coordenadores destacam também a parceria entre as equipes da UCS e da Faculdade de Odontologia da UNESP-Araçatuba, sendo que “nossos parceiros estão mais voltados para a atuação nas áreas do Conjunto A: cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde”. Desse modo, “a seleção dos acadêmicos da UCS buscou qualificar as áreas do Conjunto B e evitar sombreamentos de campos de atuação entre as duas equipes”, explica o professor Michel Mendes.

Equipe qualificada

Detalhe da cidade de Jaraguari, Mato Grosso do Sul.

“O processo de seleção foi muito difícil, pois os acadêmicos apresentaram elevada qualidade técnica e qualificação profissional, ouvíamos isso dos próprios acadêmicos. Salta aos olhos o relevante papel que a UCS vem realizando na formação de seu egresso, com múltiplas experiências que percorrem desde a dimensão local até a internacional. No entanto, precisávamos selecionar apenas oito acadêmicos, mais os suplentes, que previamente seriam apenas dois, mas devido à qualidade dos candidatos, foi ampliado para quatro. Agradecemos a todos que se inscreveram, que reorganizaram suas agendas e que fizeram das fases de seleção importantes momentos de integração e interação entre cursos e campi  da UCS.  Parabenizamos os 56 acadêmicos inscritos, em especial, os oito acadêmicos selecionados. A UCS continuará com a proposição do Projeto Rondon, o que implica em outras oportunidades para aqueles que não puderam compor a equipe para a Operação Pantanal”. Depoimento dos coordenadores Gisele Cemin e Michel Mendes.

Equipe UCS – Projeto Rondon/ Operação Pantanal
Coordenadores Gisele Cemin e Michel Mendes.
Acadêmicos (titulares) – Bruna De Toni; Bruno Cesar Camargo Silva; Indiana Pedroso Facchin; João Vitor Morés Pereira; Kétini Mafalda Sacon Baccin; Nícolas Fioreze Dal Bó; Thayná Chiavagotti Cavalli; Valdinei João Alves Garcia Junior.
Acadêmicos (suplentes)  João Francisco Valentini; Agnes Pozenato Pinto; Alexandre Scussel; e Tayna Ribeiro Trentin.

Os acadêmicos titulares serão contatados pelo e-mail para fins de encaminhamento da documentação, que deverá ser entregue até o próximo dia 18.  Os coordenadores esclarecem que a ordem dos acadêmicos suplentes não é alfabética, e sim classificatória. Caso haja a necessidade de substituição dos acadêmicos titulares, serão contatados pelo e-mail indicado na ficha de inscrição, na ordem apresentada, os acadêmicos suplentes. O prazo para retorno, após o contato dos coordenadores, é de dois dias. Não havendo retorno, por parte do acadêmico, será contatado o próximo suplente da lista.

Foto: Projeto Rondon/Divulgação