Projetos da UCS são reconhecidos com o Prêmio Destaque Inovação 2025

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 12/12/2025 | Editado em 12/12/2025

Iniciativas de apoio à gestão pública, ao planejamento urbano e à tomada de decisão baseada em dados receberam menções honrosas

Os professores Mateus Panizzon e Adrieli Radaelli e a pró-reitora Neide Pessin (ao centro) representaram a UCS na solenidade de entrega do prêmio

Dois projetos da Universidade de Caxias do Sul foram reconhecidos no Prêmio Destaque Inovação 2025, concedido pela Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia (SICT/RS). As menções honrosas, entregues dia 11 de dezembro, destacaram as iniciativas intituladas “Sistema de coleta de dados por dispositivos IoT para cidades inteligentes” e “Observatório do desenvolvimento sustentável baseado em conhecimento: um modelo de monitoramento do sistema de capitais para cidades do conhecimento”. Ambas são coordenadas pela professora pesquisadora Ana Cristina Fachinelli Bertolini, responsável pelo City Living Lab, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UCS.

A premiação que valoriza o impacto regional dos trabalhos e sua contribuição para as dinâmicas de inovação no Estado foi concedida durante o evento SICT Conexão 2026, em Porto Alegre, que reuniu representantes do governo, parceiros e atores do ecossistema para avaliar os resultados das ações realizadas neste ano.

“Sistema de coleta de dados por dispositivos IoT para cidades inteligentes” – estabelece uma infraestrutura de monitoramento ambiental com dispositivos de Internet das Coisas (IoT) para fornecer dados em tempo real em apoio à gestão urbana e à formulação de políticas públicas. Envolve o desenvolvimento de uma metodologia de coleta de dados em tempo real por meio de IoT na região da Serra e a implementação, bem-sucedida, de um sistema piloto de coleta de dados em seis municípios da região (Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Gramado e São Francisco de Paula). Acesse.

“Observatório do desenvolvimento sustentável baseado em conhecimento: um modelo de monitoramento do sistema de capitais para cidades do conhecimento” solução de inteligência regional pioneira destinada a instrumentalizar o setor público e privado na região do Corede Serra. Envolve a implementação de uma plataforma de dados dinâmicos para fornecer subsídios voltados à formulação de políticas públicas, ao planejamento estratégico e à elaboração de planos diretores, orientando estratégias. Disponível na página do City Living Lab.

Destaque Inovação 2025
O reconhecimento valoriza projetos de inovação fomentados pela SICT/RS concluídos entre 2020 e 2025, estimulando a cultura de inovação, a melhoria contínua e a competitividade, além de dar visibilidade às boas práticas e impactos alcançados. Dos 13 habilitados, 10 aderiram à premiação e, após a etapa de avaliação técnica, cinco foram classificados como finalistas (as iniciativas da UCS conquistaram 2º e 3º lugares na análise técnica) e avançaram para a votação popular, resultando nos premiados.

“O reconhecimento reforça a relevância do trabalho desenvolvido e evidencia o compromisso com a produção de conhecimento aplicado, voltado ao desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico do Rio Grande do Sul”, avalia a professora Ana Cristina. “Os projetos demonstram, de forma complementar, como a inovação pode apoiar a gestão pública, o planejamento urbano e a tomada de decisão baseada em dados. Contribuem para a construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e orientadas pelo conhecimento, alinhadas aos desafios contemporâneos do desenvolvimento regional”, complementa, valorizando a importância do fomento público à inovação, da cooperação institucional e do trabalho coletivo na construção de soluções relevantes para o futuro do Estado.

“Ambos são projetos de escopo e impacto social importantíssimos que refletem como a UCS se posiciona enquanto universidade comunitária. Têm alcance social, com contribuições no campo das tomadas de decisão públicas, agregando à gestão do território dos municípios e gerando soluções”, complementa a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professora Neide Pessin.

Foto: Divulgação