Publicações lançadas pela EDUCS dão visibilidade à produção científica da Universidade.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/10/2018 | Editado em 29/04/2020

Em evento realizado na tarde do dia 30, a Reitoria apresentou quatro novas publicações da EDUCS, de autoria de pesquisadores da Instituição. Três delas abordam a história da Universidade de Caxias do Sul e vêm complementar as publicações lançadas em 2017, ano do seu cinquentenário, especialmente o Álbum 50 anos de Uma Universidade Comunitária 1967-2017.  São elas: Origens da Universidade de Caxias do Sul – As escolas e as faculdades isoladas, organizada pelos professores Gelson Leonardo Rech e Jayme Paviani; Uma experiência universitária – os primeiros anos da Universidade de Caxias do Sul e sua repercussão social (depoimento), de Jayme Paviani;  e O pensar e o construir: da Universidade da Serra Gaúcha à Universidade de Caxias do Sul, de Eliana Gasparini Xerri.

Internacionalização da pesquisa na área médica

Além das três obras que destacam o esforço coletivo para a criação da UCS, sua natureza comunitária e importância para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região, foi também lançado, nas versões em português, espanhol e inglês, o livro Educação em Investigação: da medição à interpretação-bioestatística cirúrgica, de autoria dos professores José María Jiménez Avila, membro da Academia Mexicana de Cirurgia, na Cátedra de Ortopedia, e Asdrubal Falavigna, diretor da Área do Conhecimento Ciências da Vida e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UCS.

O professor Falavigna, em seu agradecimento à EDUCS e à Universidade por viabilizarem a publicação da produção científica de seus pesquisadores, destacou o projeto de Internacionalização da UCS, enfatizando que o livro lançado naquela tarde reúne 27 textos de pesquisadores de diversos países. “Temos um terreno fértil na educação que não tem como se desvincular da pesquisa e esta obra procura fomentar o conhecimento prático de interpretação de dados, vinculando a investigação ao mundo cotidiano e à realidade, em que nossas hipóteses, rodeadas de probabilidades, buscam encontrar o valor que estabeleça se existem ou não diferenças entre as opções”.

A história da UCS como objeto de estudo

 

 

O professor Gelson Rech salientou a importância das publicações voltadas para a história da Universidade de Caxias do Sul, pois “quem não conhece a sua história pode ser vítima dela”. E citou os autores que contribuíram para a publicação de Origens da Universidade de Caxias do Sul – As escolas e as faculdades isoladas: Liliane Maria Viero Costa, Miguel Plestch, Edlaine Cristina Rodrigues, Maria Inês Tondello Rodrigues, Michelle Luisa Grezzana Santarem e a equipe do Instituto Memória Histórica Cultural da UCS. “Muitos dos capítulos dessa obra, organizada juntamente com o professor Jayme Paviani, são resultados de projetos de Mestrado dos nossos programas de pós-graduação”.

Os inúmeros apontamentos, anotações pessoais, estatutos, discursos, recortes de jornais e alguns estudos específicos da vida institucional da UCS originaram a obra do professor Jayme Paviani, Uma experiência universitária – Os primeiros anos da Universidade de Caxias do Sul e sua repercussão social (depoimento). “Nesse livro, retrato os 10 primeiros anos da Universidade de Caxias do Sul, das gestões dos reitores Virvi Ramos, Sérgio de Almeida Figueiredo, Airton Santos Vargas e o primeiro reitorado de Abrelino Vicente Vasata”.

Na sua apresentação, o professor Jayme Paviani, que há 50 anos dedica-se à UCS, lembrou que “a presença da Universidade de Caxias do Sul foi decisiva para o desenvolvimento da cidade, da região e do País. Ela formou líderes e profissionais nos mais diversos campos de atuação. Ela nasceu de um esforço coletivo, comunitário e democrático, público e privado. A existência da UCS é um fato decisivo para o desenvolvimento regional e nacional”.

O resultado da tese de Doutorado em Educação pela PUC-RS da professora  da área de Conhecimento de Humanidades, Eliana Gasparini Xerri, deu origem à obra O pensar e o construir: da Universidade da Serra Gaúcha à Universidade de Caxias do Sul, e aproveitou a coleta, seleção e análise de documentos, de relatos orais e de periódicos que guardam aspectos da memória e da história da Instituição, da região e do País. “Analisei documentos importantes que sempre apontaram a característica dessa Universidade, comunitária e regional. A Universidade de Caxias do Sul foi estudada como a primeira universidade da Serra gaúcha, teve e tem papel importante no processo de desenvolvimento regional e nacional”,  destacou a professora.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Rodrigues Gimenez, e o reitor Evaldo Kuiava enalteceram o orgulho da Instituição quanto à publicação da produção científica e cultural de seus professores e pesquisadores. O reitor lembrou que, no que se refere à história da Universidade, “ainda existem lacunas e novas dissertações e teses podem surgir para tratar da origem da Universidade e das entidades que contribuíram para o seu surgimento. Quem não honra o passado não tem força para seguir em frente. Precisamos valorizar a contribuição da comunidade para a construção da história da nossa Instituição”.

Após a apresentação das obras, os autores receberam seus convidados e participaram de sessão de autógrafos.

Fotos: Claudia Velho