Química Forense é tema de palestras no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.
Com entrada franca, palestras terão a participação de dois renomados pesquisadores na área da Química Forense.
A ciência desvendando crimes e a química forense a serviço da justiça são os temas de duas palestras, com entrada franca, que o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia irá realizar, no dia 19 de dezembro, a partir das 9h, no auditório do Bloco 57, no Campus-Sede. Participam dois renomados pesquisadores da Química Forense, o Dr. Rafael Scorsatto Ortiz e o Dr. Wanderson Romão, que irão apresentar suas pesquisas no âmbito das Ciências Forenses.
A promoção é uma parceria com o Instituto Nacional de Ciências Forenses (INCT-Ciências Forenses), que, com sede no Rio Grande do Sul, reúne pesquisadores de 12 instituições de pesquisa de todo o país, sendo a UCS uma delas. O professor Sidnei Moura e Silva, atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e também membro do INCT-Ciências Forenses, explica que as Ciências Forenses são constituídas por um conjunto de áreas de conhecimento que podem prover a solução de questões de interesse do sistema legal e judicial. Entre as áreas incluídas no projeto estão a Química, a Genética, a Geologia, o Direito, a Informática, entre outras. “É justamente na Química Forense, com aplicação de métodos instrumentais capazes de qualificar e quantificar produtos químicos como drogas, fármacos e pesticidas nas mais diversas amostras, que a UCS contribui no projeto”, esclarece o pesquisador.
PALESTRAS
Dia 19 de dezembro – Auditório do Bloco 57
9h – A ciência desvendando crimes – Toxicologia Forense
Palestrante – Dr. Rafael Scorsatto Ortiz – Doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS com pesquisa no tema da falsificação de medicamentos, desenvolvendo metodologias analíticas que permitam detectar e rastrear falsificações de medicamentos. Atualmente é perito Criminal Federal do Departamento de Polícia Federal (desde 2004), atuando na área de perícias de laboratório (drogas, medicamentos, agrotóxicos, etc.) e de local de crime.
10h – Química forense – A inovação a serviço da Justiça
Palestrante – Dr. Wanderson Romão – Bacharel em Química pela Universidade Federal do Espirito Santo, com mestrado e doutorado pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Atualmente é docente do Instituto Federal do Espírito Santo e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFES desde 2011. Com mais de 100 artigos publicados, tem atuado nos seguintes temas: Química Forense, Espectrometria de Massas, Petroleômica, e Materiais Poliméricos.
Serão oferecidas 90 vagas e a página com todas as informações e o link para o Formulário de Inscrição estarão disponíveis a partir do dia 6 em www.ucs.br/site/extensao/.
Compartilhar