Quinta Sinfônica presta homenagem aos 40 anos do curso de Engenharia Química.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 12/07/2019 | Editado em 20/08/2019

Concerto, nesta quinta-feira, dia 18, a partir das 20h30min, no UCS Teatro, apresentará obras de Strauss e Mozart. 

Com um repertório baseado nas obras de dois grandes compositores da música de todos os tempos , – Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)  e Richard Strauss (1864-1949) – a Orquestra Sinfônica da UCS realiza, na quinta-feira, dia 18, mais uma edição do Programa Quinta Sinfônica. O concerto também prestará homenagem ao curso de Engenharia Química da Universidade de Caxias do Sul, que este ano completa 40 de atividades.

Com regência do maestro Manfredo Schmiedt, o concerto apresentará as obras: Concerto para Oboé e Orquestra em Ré Maior, AV 144, TrV 292, de Richard Strauss, com o oboísta convidado Julio César Wagner (foto), e Sinfonia Nº 40, em sol menor K.550, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Os ingressos custam de R$ 10,00 a R$ 50,00, dependendo do setor do Teatro.  e estão disponíveis nas lojas UCStore, na Galeria Universitária do Campus-Sede; na Pole Modas do bairro São Pelegrino; na Multisom do Shopping Iguatemi; na Livraria do Maneco, no centro; e online no site da Blueticket. Idosos e estudantes pagam meia-entrada, e funcionários e professores têm desconto especial, limitados a 50 ingressos por modalidade.

A Orquestra Sinfônica da UCS tem o patrocínio da Unimed Nordeste-RS e o apoio do Simecs e do LionsEduC.

 

Curso de Engenharia Química
Uma formação profissional alicerçada no exercício da pesquisa científica 


Implantado em março de 1979, o curso de Engenharia Química da UCS foi criado a partir da vinda do polo petroquímico para o Rio Grande do Sul, que demandava profissionais habilitados a  abordar e solucionar problemas de engenharia em que aspectos físicos, químicos e físico-químicos tenham relevância, seja em termos de processo ou de produto.

Durante esses 40 anos, o curso de Engenharia Química marcou sua trajetória pela oferta de condições que favorecem a produção de conhecimento, através do protagonismo da pesquisa científica no processo de ensino e aprendizagem de seus acadêmicos. Com 766 engenheiros químicos diplomados, o curso de Engenharia Química deu origem, pela qualidade da sua estrutura de ensino e pesquisa e do seu corpo docente, aos cursos de Engenharia de Alimento, Engenharia de Materiais e Engenharia Ambiental, colaborando também para a criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias.

Na foto de Claudia Velho, a professora Camila Baldasso, docente do curso de Engenharia Química e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias, com estudantes de Engenharia Química em um dos laboratórios do curso.