Quinteto de Metais apresenta A Grande Muralha da China, neste domingo, na série Concertos ao Entardecer.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 25/04/2019 | Editado em 25/04/2019

Orquestra Sinfônica da UCS realiza, neste domingo, o concerto A Grande Muralha da China, a partir das 18h, na sede social do Recreio da Juventude. A entrada é franca, com a sugestão da doação de alimentos não perecíveis.

A Orquestra Sinfônica da UCS realiza neste domingo, 28 de abril, mais uma apresentação do projeto Concertos ao Entardecer – 25 anos, que integra o programa Museu Arte Viva. O concerto A Grande Muralha da China ocorre a partir das 18h, na sede social do Recreio da Juventude (Rua Pinheiro Machado, 1762, Caxias do Sul), com o Quinteto de Metais, do qual fazem parte os músicos Fernando Costi e Jezer Silva (trompetes), Jonathas Castro (trompa), Paulo Fernando Ferreira (trombone) e Nelson Henrique Scheer (tuba). A entrada é franca, sendo sugerida a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Lar da Velhice São Francisco de Assis.

Até dezembro deste ano, o projeto de celebração dos 25 anos da série Concertos ao Entardecer realiza 20 apresentações, sempre com entrada franca, nos seguintes locais: Clube Recreio da Juventude; Museu Municipal; Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial; Museu Ambiência Casa de Pedra; Monumento Nacional ao Imigrante; Memorial Atelier Zambeli; e Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp. As apresentações integram o Programa Museu Arte Viva, que visa reforçar a promoção dos museus caxienses como locais de memória que acolhem diferentes linguagens artísticas.

Programa
Little SwallowDance of Youth; Lift your VeilThe Moon represents my Heart; 5 Gongxi Gongxi; Colorful Clouds Chasing the Moon; Moonlight Night on Spring River; Catching Butterflies when Picking Tea; Purple Bamboo Song; Song of Guerillas.

Concertos ao Entardecer
Os Concertos ao Entardecer tiveram a sua primeira apresentação em agosto de 1993. A série realiza concertos e recitais com grupos de câmara, solistas, duos ou grupos convidados locais, regionais, nacionais e internacionais, com repertório diversificado. Atualmente, o projeto é uma realização do LionsEduC, com o apoio da Orquestra Sinfônica da UCS, do Museu Municipal da Prefeitura de Caxias do Sul e do Recreio da Juventude, com o financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, e o apoio cultural da Metadados, Visate e Randon.

Quinteto de Metais da OSUCS
O Quinteto de Metais compõe o programa de música de câmara da Orquestra Sinfônica da UCS desde a sua formação. A formatação, com dois trompetes, trombone, trompa e tuba, permite abranger as vozes principais nas reduções adaptadas de peças orquestrais, considerando que as composições para esta formação aparecem somente no final do século XIX.

O Quinteto trabalha em territórios muito abrangentes da renascença ao modernismo, tendo participado de inúmeros concertos, estudos e workshops com renomados grupos de câmara do Brasil e exterior, e como instrumentistas e convidados em Festivais e em apresentações no município. Os músicos Fernando Costi e Jezer Silva (trompetes), Jonathas Castro (trompa), Paulo Fernando Ferreira (trombone) e Nelson Henrique Scheer (tuba), desenvolvem, paralelamente, atividades ligadas à Orquestra Sinfônica e outras formações camerísticas com piano, cordas, percussão e canto.