Regionalização: Farroupilha recebe Concerto de Integração da Orquestra Sinfônica.
Orquestra Sinfônica da UCS participa de evento comemorativo aos 25 anos da regionalização da UCS, quando também se prestará homenagem ao professor Raul Bampi, o primeiro diretor da unidade da UCS em Farroupilha.
O Concerto de Integração da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul chega ao município de Farroupilha na próxima segunda-feira, dia 20 de agosto, com a participação do violonista Lucio Yanel e o Grupo de Cordas da Orquestra. A apresentação, às 20 horas, no Campus Universitário de Farroupilha, é comemorativa aos 25 anos de regionalização da UCS. Na ocasião, será descerrada a placa de nomeação do auditório do Campus Universitário de Farroupilha, que passará a se chamar Auditório Professor Raul Bampi, o primeiro diretor da unidade universitária no município (função que exerceu no período de 1993 a dezembro de 2010).
Com entrada franca, o concerto traz o espetáculo “Acuarela del Sur”, com Lucio Yanel (no violão) e regência do maestro Manfredo Schmiedt.
“Acuarela del Sur” é um projeto autoral com obras e interpretação de Lucio Yanel. Foi idealizado para registrar e divulgar as cores que compõem os ritmos que nutrem e representam a identidade folclórica do Sul do Brasil, com uma roupagem sinfônica que integra a Orquestra Sinfônica da UCS à “guitarra” de Yanel, com os arranjos de Daniel Sá.
Repertório
– Medley Pampeano
– Al Tranquito de Monona – Chamarrita, ritmo vindo dos Açores, embora sofrendo alterações na sua formatação como um todo, este ritmo se fixa no Brasil, quase que especificamente no RS, atravessando fronteiras.
– Milonga para Don Ventura – A milonga é um ritmo que nasce no Pampa Argentino e se espalha pelos cantores e “guitarreiros” no final do século 19, ocupando um lugar importante na musicalidade do RS.
– Sonho de Ayelen – Cantiga de ninar, comum ao folclore dos povos da região Noroeste da Argentina. Pode-se dizer que se enquadra dentro dos ritmos denominados de Vidala.
– La cara de Pedro – Chamamé
– Porá Demas – Chamamé
– Dois tempos – Tango
– La Linda – Chacarera
– Lucy – Canção
– Pôr do Sol – Canção
– Cuiabá – Polca
– Pantanal – Polca
– El condor pasa (Folclore Andino)
Lucio Yanel é violonista, compositor, ator e folclorista. Passou 35 anos de sua carreira percorrendo a América do Sul pesquisando formas, sons e ritmos. É um investigador, um estudioso e sua obra é uma significativa contribuição para a nossa cena cultural. É considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no Rio Grande do Sul na área folclórica. Seu trabalho é, na verdade, uma das bases que sustentam a musicalidade do Rio Grande do Sul.
Lucio Yanel é o mestre de Yamandu Costa, seu discípulo de maior projeção, além de outros grandes nomes como Marcello Caminha, Maurício Marques e Arturo Bonilla. Seu currículo conta com participações em importantes eventos e mais de 200 premiações, sendo o único violonista a receber três prêmios açorianos no RS. Participou de centenas de discos e DVDs de vários artistas. Suas obras solo, em vinil e CD, são: La del Sentimiento (1983), Guitarra Pampeana (1986), Aunque Vengan Degollando (1997), Acuarela del Sur (2003), Acurela del Sur II (2006) e Dois Tempos (2001), em parceria com Yamandu Costa e Mistérios do Chamamé (2009).
Foto: Crédito de Aline Schwazbold
Compartilhar