Reitor encaminha demandas com ministro da Casa Civil e na Câmara dos Deputados.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/09/2019 | Editado em 13/09/2019

Reivindicações de melhoria da infraestrutura da região, feitas pela CIC, e destinação de recursos para pesquisa e inovação em universidades comunitárias estiveram entre as pautas

Dep. Giovani Cherini (C) fará intermediação para captação de recursos pelas universidades.
Comitiva da CIC entregou projetos do MobiCaxias ao ministro Onyx Lorenzoni.

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Kuiava, e o procurador jurídico da FUCS, Rui Bresolin, integraram missões do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) que cumpriram agendas com autoridades federais em Brasília na terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de setembro.

Em um dos encontros desta quarta, a comitiva do Comung foi recebida pelo deputado gaúcho Giovani Cherini (PR) com o objetivo de verificar a viabilidade de obtenção de recursos por meio das rubricas do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2020. Na Consultoria de Orçamento da Câmara Federal, foi constatada a possibilidade de transferência de recursos, via Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na unidade orçamentária de Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento voltado à Inovação e ao Processo Produtivo.

Pelo mesmo item é possível operar a destinação de bolsas de iniciação científica e de inovação tecnológica. A transferência deve ser para um único CNPJ, com marcação das instituições beneficiárias. Um resumo do escopo do projeto será repassado até o dia 17 de setembro para o deputado Cherini e uma apresentação do pleito será feita à bancada gaúcha no dia 24.

Paralelamente, o Comung pretende intensificar os contatos com parlamentares, buscando apoio à proposta, e trabalhar na elaboração de um projeto definindo programa, ação, valor e beneficiárias.

Casa Civil – Em seguida, Kuiava acompanhou o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, o diretor institucional, Ruben Bisi, e o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto em reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, o senador Luiz Carlos Heinze (PP) e os deputados federais Pedro Westphalen (PP), Lucas Redecker (PSDB) e Ronaldo Santini (PTB).

O grupo apresentou demandas da UCS, da CIC, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) e do MobiCaxias, entre as quais a necessidade de investimentos em infraestrutura, especialmente nas estradas da região, e medidas na área econômica e de desenvolvimento, como a reforma tributária e o estímulo às exportações. A comitiva retorna a Caxias do Sul nesta quinta, dia 12.

Fotos/divulgação