Reitoria reúne funcionários para apresentar projetos do 2º semestre de 2019.
Iniciativas voltam-se à qualificação do ensino, ampliação da atuação das unidades de negócio e melhorias na infraestrutura e segurança dos campi

Com o objetivo de alinhar informações e apresentar as diretrizes de ação para o segundo semestre de 2019, a Reitoria da Universidade de Caxias do Sul realizou dois encontros com funcionários da instituição nesta quarta, dia 28. As atividades ocorreram pela manhã e à tarde, no UCS Teatro, e reuniram cerca de 700 dos 964 colaboradores que atuam nos oito campi da região. O evento seguiu o modelo do encontro de abertura do semestre com os professores, realizado no dia 1º de agosto.
A equipe de colaboradores recebeu da gestão dados referentes ao primeiro semestre do ano como, por exemplo, a concessão de benefícios a 4.535 estudantes de graduação, a apresentação de 1.021 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), a presença de 1.190 alunos em cursos de especializações e MBAs e a participação de 36.750 pessoas em 1.223 cursos e eventos de extensão. Na área de Pesquisa e Serviços, foram promovidas interações com 1,8 mil empresas e prospectados 34 projetos de Pesquisa & Desenvolvimento com organizações da região, além da integração da Universidade ao Instituto Hélice, iniciativa de inovação da matriz econômica regional que reúne empresas e entidades.
Também na primeira metade do ano foram lançadas diversas iniciativas acadêmicas que modernizaram e ampliaram as ofertas de ensino da Universidade. As principais foram a implementação do Processo Seletivo Contínuo, que permite o ingresso na graduação ao longo do ano letivo, e os programas de Segunda Licenciatura, Segunda Graduação, Segundo Bacharelado e de nova graduação para professores. Além disso, foi implantado o novo Ambiente Virtual de Aprendizagem, reformulado o Portal dos Cursos de Graduação e inaugurada a UCS Livraria.
Prioridades – Com relação às ações pretendidas para o segundo semestre em diante, a Reitoria apresentou a intenção de fomentar as Unidades de Negócio da instituição, que permitem a utilização da estrutura e expertises da UCS em forma de prestação de serviços à comunidade. É o caso dos complexos de Odontologia e Veterinário, do Centro Clínico, da Escola de Gastronomia, da Escola de Formação de Lideranças, da Escola Superior de Negócios, do UCS Línguas Estrangeiras, da Unidade de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia e do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, entre outras.
No conjunto de projetos cuja captação de recursos e a execução está para se iniciar constam a instalação de um laboratório para produção de grafeno no campus-sede, as obras de instalação do Hospital Veterinário, a melhoria da infraestrutura da Área de Ciências da Vida, a implantação de nova matriz energética em todos os campi, a revitalização da Vila Poliesportiva e do UCS Teatro e o cercamento digital para melhoria da segurança do campus-sede.
Gestão enfatiza atuação conjunta com professores e funcionários



Os encontros foram abertos com espaços para apresentação do trabalho da Associação dos Funcionários da Fundação Universidade de Caxias do Sul (AFFUCS). Pela manhã, a vice-presidente Magda Maria Cecere dos Santos pronunciou-se em nome da entidade. À tarde, foi a vez do presidente Fábio Amandio Freitas dos Santos.
Em seguida, o presidente do Conselho Diretor da FUCS, José Quadros dos Santos, destacou a posição de unidade, pretendida pela mantenedora da Universidade, diante das mudanças que a Educação Superior vem passando no país. “Contamos com o apoio, dedicação e comprometimento de todos para, juntos, enfrentarmos esse cenário desafiador em direção à conquista dos objetivos e metas que temos pela frente”, convocou.

O reitor Evaldo Kuiava enfatizou a mudança de paradigma em várias áreas sociais causada pela revolução digital, observando que isso exige adaptação por parte das instituições de ensino. “Nosso produto principal é o conhecimento, e através dele formamos as pessoas e ajudamos a construir os projetos de vida das pessoas que interagem conosco. Assim, o funcionário também é um educador, porque colabora para que essa instituição cumpra sua missão, que tem por base o ensino”, considerou.
De acordo com o reitor, o incentivo às unidades de negócio e o redirecionamento da pesquisa científica na Universidade, tornando-se mais voltada às soluções de mercado, são maneiras de contribuição com o desenvolvimento regional que se aliam à educação no cumprimento do propósito institucional. Tal postura vai ao encontro da necessidade de enfrentamento do contexto de diminuição do número de alunos, perdas de receita e de investimento governamental em que se encontra o Ensino Superior brasileiro. “Este é um momento de reflexão, mas também de ânimo, de entusiasmo. Vamos atravessá-lo juntos e com dignidade”, ressaltou.

A manifestação final do encontro foi do diretor administrativo e financeiro da UCS, Candido Luiz Teles da Roza, que se embasou no conceito de resiliência para defender a nova postura que o conjunto da instituição – gestores, professores, funcionários e parceiros – adota para seguir cumprindo o compromisso com a educação, apesar do ambiente socioeconômico desfavorável. “Só uma coisa é capaz de transformar as pessoas e o mundo: o conhecimento. A UCS do próximo milênio está sendo feita hoje, com a força de cada um de vocês. Vamos seguir em frente, que estamos no caminho certo”, exaltou.
Os encontros foram encerrados com a exibição do audiovisual ‘Laços’, uma homenagem aos funcionários da UCS feita através da apresentação de histórias de colaboradores com extensa trajetória na instituição, mostrando exemplos significativos de aprendizado, diversidade, convívio e serviço à comunidade manifestados na dedicação das pessoas à Universidade e ao desenvolvimento regional e humano.
Fotos: Claudia Velho
Compartilhar