Reitoria reúne funcionários para apresentar projetos do 2º semestre de 2019.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/08/2019 | Editado em 29/08/2019

Iniciativas voltam-se à qualificação do ensino, ampliação da atuação das unidades de negócio e melhorias na infraestrutura e segurança dos campi

Cerca de 700 colaboradores participaram nos dois turnos de encontros.

Com o objetivo de alinhar informações e apresentar as diretrizes de ação para o segundo semestre de 2019, a Reitoria da Universidade de Caxias do Sul realizou dois encontros com funcionários da instituição nesta quarta, dia 28. As atividades ocorreram pela manhã e à tarde, no UCS Teatro, e reuniram cerca de 700 dos 964 colaboradores que atuam nos oito campi da região. O evento seguiu o modelo do encontro de abertura do semestre com os professores, realizado no dia 1º de agosto.

A equipe de colaboradores recebeu da gestão dados referentes ao primeiro semestre do ano como, por exemplo, a concessão de benefícios a 4.535 estudantes de graduação, a apresentação de 1.021 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), a presença de 1.190 alunos em cursos de especializações e MBAs e a participação de 36.750 pessoas em 1.223 cursos e eventos de extensão. Na área de Pesquisa e Serviços, foram promovidas interações com 1,8 mil empresas e prospectados 34 projetos de Pesquisa & Desenvolvimento com organizações da região, além da integração da Universidade ao Instituto Hélice, iniciativa de inovação da matriz econômica regional que reúne empresas e entidades.

Também na primeira metade do ano foram lançadas diversas iniciativas acadêmicas que modernizaram e ampliaram as ofertas de ensino da Universidade. As principais foram a implementação do Processo Seletivo Contínuo, que permite o ingresso na graduação ao longo do ano letivo, e os programas de Segunda Licenciatura, Segunda Graduação, Segundo Bacharelado e de nova graduação para professores. Além disso, foi implantado o novo Ambiente Virtual de Aprendizagem, reformulado o Portal dos Cursos de Graduação e inaugurada a UCS Livraria.

Prioridades – Com relação às ações pretendidas para o segundo semestre em diante, a Reitoria apresentou a intenção de fomentar as Unidades de Negócio da instituição, que permitem a utilização da estrutura e expertises da UCS em forma de prestação de serviços à comunidade. É o caso dos complexos de Odontologia e Veterinário, do Centro Clínico, da Escola de Gastronomia, da Escola de Formação de Lideranças, da Escola Superior de Negócios, do UCS Línguas Estrangeiras, da Unidade de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia e do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, entre outras.

No conjunto de projetos cuja captação de recursos e a execução está para se iniciar constam a instalação de um laboratório para produção de grafeno no campus-sede, as obras de instalação do Hospital Veterinário, a melhoria da infraestrutura da Área de Ciências da Vida, a implantação de nova matriz energética em todos os campi, a revitalização da Vila Poliesportiva e do UCS Teatro e o cercamento digital para melhoria da segurança do campus-sede.

Gestão enfatiza atuação conjunta com professores e funcionários

Vice-presidente da AFFUCS, Magda Maria Cecere dos Santos.
Presidente da AFFUCS, Fábio Amandio Freitas dos Santos.
Presidente do Conselho Diretor da FUCS, José Quadros dos Santos.

 

 

 

 

 

 

 

Os encontros foram abertos com espaços para apresentação do trabalho da Associação dos Funcionários da Fundação Universidade de Caxias do Sul (AFFUCS). Pela manhã, a vice-presidente Magda Maria Cecere dos Santos pronunciou-se em nome da entidade. À tarde, foi a vez do presidente Fábio Amandio Freitas dos Santos.

Em seguida, o presidente do Conselho Diretor da FUCS, José Quadros dos Santos, destacou a posição de unidade, pretendida pela mantenedora da Universidade, diante das mudanças que a Educação Superior vem passando no país. “Contamos com o apoio, dedicação e comprometimento de todos para, juntos, enfrentarmos esse cenário desafiador em direção à conquista dos objetivos e metas que temos pela frente”, convocou.

Reitor Evaldo Kuiava.

O reitor Evaldo Kuiava enfatizou a mudança de paradigma em várias áreas sociais causada pela revolução digital, observando que isso exige adaptação por parte das instituições de ensino. “Nosso produto principal é o conhecimento, e através dele formamos as pessoas e ajudamos a construir os projetos de vida das pessoas que interagem conosco. Assim, o funcionário também é um educador, porque colabora para que essa instituição cumpra sua missão, que tem por base o ensino”, considerou.

De acordo com o reitor, o incentivo às unidades de negócio e o redirecionamento da pesquisa científica na Universidade, tornando-se mais voltada às soluções de mercado, são maneiras de contribuição com o desenvolvimento regional que se aliam à educação no cumprimento do propósito institucional. Tal postura vai ao encontro da necessidade de enfrentamento do contexto de diminuição do número de alunos, perdas de receita e de investimento governamental em que se encontra o Ensino Superior brasileiro. “Este é um momento de reflexão, mas também de ânimo, de entusiasmo. Vamos atravessá-lo juntos e com dignidade”, ressaltou.

Diretor administrativo e financeiro da UCS, Candido Luiz Teles da Roza.

A manifestação final do encontro foi do diretor administrativo e financeiro da UCS, Candido Luiz Teles da Roza, que se embasou no conceito de resiliência para defender a nova postura que o conjunto da instituição – gestores, professores, funcionários e parceiros – adota para seguir cumprindo o compromisso com a educação, apesar do ambiente socioeconômico desfavorável. “Só uma coisa é capaz de transformar as pessoas e o mundo: o conhecimento. A UCS do próximo milênio está sendo feita hoje, com a força de cada um de vocês. Vamos seguir em frente, que estamos no caminho certo”, exaltou.

Os encontros foram encerrados com a exibição do audiovisual ‘Laços’, uma homenagem aos funcionários da UCS feita através da apresentação de histórias de colaboradores com extensa trajetória na instituição, mostrando exemplos significativos de aprendizado, diversidade, convívio e serviço à comunidade manifestados na dedicação das pessoas à Universidade e ao desenvolvimento regional e humano.

Fotos: Claudia Velho