Representantes da Surdolimpíadas fizeram visita oficial a Brasília

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/09/2020 | Editado em 02/09/2020
Vice-presidente do ICSD, Gustavo de Araújo Perazzolo; presidente da CBDS, Diana Kyosen; primeira-dama Michelle Bolsonaro, madrinha do evento em 2021; presidente da Surdolimpíadas 2021, Emir José Alves da Silva; e o secretário de Esportes e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton. Foto: Carolina Antunes/PR

No início desta semana, o governo federal, em Brasília, recebeu a visita oficial de representantes do Comitê Plural da 24ª Surdolimpíadas de Verão. O grupo, formado por Emir José Alves da Silva, presidente executivo do Comitê Plural da Surdolimpíadas 2021, Gabriel Citton, secretário de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, e Gustavo Perazzolo, vice-presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), foi recebido na segunda-feira, dia 31 de agosto, pelo major-brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, diretor do Departamento de Desporto Militar e presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil.

Emir José Alves da Silva; o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni; Gustavo de Araújo Perazzolo; a intérprete de libras Simone Moura; a secretária nacional do Paradesporto, Marcela Parsons; e Gabriel Citton. Foto: Ronaldo Caldas

Na terça-feira, dia 1 de setembro, a reunião foi com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, madrinha do evento e, mais adiante, com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. O objetivo da visita foi mobilização, realizando alinhamentos a respeito da competição no que diz respeito a recursos, divulgação e organização.

Surdolimpíadas de Verão

A 24ª edição do Surdolimpíadas de Verão, que ocorre entre 5 e 21 de dezembro de 2021 e tem a Universidade de Caxias do Sul (UCS) como sede prioritária, será a primeira em um país da América Latina e contará com a participação de 4 mil surdoatletas e equipes, vindos de mais de 100 países, em 21 modalidades esportivas. Evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, as Surdolimpíadas de Verão ocorrem a cada quatro anos.

De acordo com as estatísticas, o mundo conta com, atualmente, 500 milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva, sendo destes 10,7 milhões brasileiros, 617 mil no Rio Grande do Sul e 20 mil em Caxias do Sul.

* Informações da assessoria de imprensa da 24ª edição do Surdolimpíadas de Verão.