Resultado de trabalho coordenado pelo TecnoUCS, da Universidade de Caxias do Sul, ventilador pulmonar é doado ao Hospital da Brigada Militar
Uma unidade do modelo Frank 5010 foi destinada à instituição de saúde de Porto Alegre. Outros dois equipamentos foram entregues à Prefeitura Municipal de Santana do Livramento, para atender pacientes com Covid-19 na Santa Casa de Misericórdia.
Com o objetivo de alcançar os pacientes com Covid-19, a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) contemplou o Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre com um ventilador pulmonar Frank 5010, modelo desenvolvido por um grupo de engenheiros e empresários voluntários, sob coordenação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS e orientação técnica do Hospital Geral de Caxias do Sul.

Assinou o termo de formalização da doação, nesta segunda-feira, 25 de janeiro, o major Márcio Leandro Silva da Silva, representante do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), com as presenças do chefe de gabinete e do assessor do deputado estadual tenente-coronel Luciano Zucco, respectivamente, o tenente-coronel Alexandre Aragon e Marcelo Viana, além do presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Ivanir Gasparin, do engenheiro Hugo Souza, que representa os profissionais e empresários que participaram do desenvolvimento do Frank 5010, e do procurador-geral da FUCS, Rui Sanderson Bresolin.
O major Márcio agradeceu pela visão que levou ao desenvolvimento do ventilador pulmonar, que já teria seu objetivo alcançado se fosse destinado a minimizar as dores dos atingidos pela Covid-19, mas que vai além, ao salvar vidas. O representante do CRPO/Serra exaltou o esforço comunitário empregado na geração de um equipamento que carrega, em si, o conhecimento e a história da UCS.
Outra doação beneficia pacientes da fronteira oeste
Atendendo solicitação da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento, a FUCS também encaminhou à cidade da fronteira oeste, na última semana, duas unidades do ventilador pulmonar. A doação foi feita após pedido da prefeita de Santana do Livramento, Ana Luiza Moura Tarouco. Por meio de ofício, ela detalhou que a cidade contabiliza 300 casos ativos de paciente com Covid-19, situação que considerou bastante grave, levando em consideração os 80 mil habitantes da localidade. Com as duas unidades do Frank 5010, Santana do Livramento poderá ampliar a estrutura destinada ao atendimento de pacientes com Covid-19, especialmente, casos graves que exigem UTIs.
Esforço conjunto
Para o reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, as doações são efeito do trabalho expressivo de professores, profissionais de engenharia e da saúde, com o apoio da comunidade. “Nesta pandemia, os professores e pesquisadores da Instituição, em parceria com empresários e engenheiros da região, conseguiram em tempo recorde desenvolver um ventilador pulmonar que ajuda a salvar vidas. Essas destinações demonstram como a Universidade, o conhecimento e a ciência estão fazendo a diferença no enfrentamento da Covid-19”, afirmou o reitor.
O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, também destacou o trabalho colaborativo que deu origem ao Frank 5010. “Por meio das parcerias entre a comunidade e a Universidade, conseguimos dar respostas rápidas diante da pandemia”, ressaltou, contabilizando mais de 30 ações até agora desenvolvidas pela FUCS, através de suas mantidas, no enfrentamento da pandemia e amenização de seus efeitos. “Esperamos alcançar as pessoas que necessitam”, pontuou.
O Frank 5010 foi desenvolvido entre março e setembro de 2020 por um grupo de professores e engenheiros da UCS e engenheiros e empresários voluntários, com orientação técnica do Hospital Geral de Caxias do Sul. Concebido para o atendimento de urgência e emergência de pacientes com necessidade de intubação, o equipamento foi submetido a testes clínicos, incluindo pacientes de Covid-19, e de engenharia, e foi homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro. Treze respiradores já foram doados a instituições, e outros 40 já estão pré-montados pela Universidade de Caxias do Sul.
Foto: Vagner Espeiorin