Ristorante Dolce Italia tem instalações ampliadas e modernizadas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/11/2018 | Editado em 30/11/2018

Aberto diariamente ao público, Ristorante integra os ambientes de aprendizagem da Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha.

A parceria já existente entre a Universidade de Caxias do Sul, empresas da região e a Prefeitura Municipal de Flores da Cunha possibilitou, mais uma vez, investimentos na Escola de Gastronomia da UCS, localizada em Flores da Cunha. Na noite de terça-feira, dia 20 de novembro, as novas instalações do Ristorante Dolce Italia foram entregues à comunidade. Com capacidade para 150 pessoas, o restaurante atende diariamente. A modernização das instalações estendeu-se à entrada e recepção da Escola.

Inaugurado em 2006, o Ristorante Dolce Italia é um dos importantes ambientes de aprendizagem da Escola de Gastronomia e vem sendo reconhecido como referência em gastronomia na região.

Depoimentos

Para o diretor técnico da Escola de Gastronomia, Mauro Cingolani, “ao completar seus 15 anos, a ampliação da Escola de Gastronomia da UCS demonstra o que as pessoas pensam dela. Esse é um dia especial para a UCS e para a Escola, que reúne os seus parceiros nesta solenidade”.

Gelson Castellan, da empresa Florense – um dos parceiros da Escola – ressaltou a satisfação pela parceria construída com a Universidade de Caxias do Sul há mais de 15 anos. Relembrou o início dessa trajetória, quando, em encontro com o então reitor Ruy Pauletti, comentou que faltava um braço da UCS em Flores da Cunha. “E ele lançou um desafio: para que os empresários se mobilizassem para trazer a Escola de Gastronomia para o município. Desafio aceito, com apoio também da Tramontina, do Centro Empresarial e da Prefeitura, lutamos e trazemos a Escola para o município. Hoje, a Escola é uma referência no Brasil e no exterior. Ela é conhecida por profissionais da área no mundo todo. Já formou mais de dois mil sommelleries e o local é especial em Flores da Cunha”.

Lídio Scortegagna, prefeito de Flores da Cunha, destacou a importância do envolvimento de instituições de ensino com a comunidade. “Precisamos valorizar o que encontramos aqui: temos bons vinhos, uma boa escola e uma universidade comprometida com a sua região. Flores da Cunha se sente honrada em ouvir que esta é a melhor escola de gastronomia e sentimos orgulho de nossos parceiros”.

O agradecimento aos parceiros da Escola de Gastronomia da UCS também foi enfatizado pelo reitor Evaldo Kuiava. “Este é um exemplo de parceria que dá certo, com o envolvimento com o poder público e o setor empresarial. Assim, geramos negócios, novas empresas e fortalecemos a relação humana. Este modo de agir agrega valor e serve de exemplo para ampliar a base de nossas ações no dia a dia”.

 

Parcerias

A Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, inaugurada em 2004, é fruto da parceria entre a UCS, a Prefeitura de Flores da Cunha, o Centro Empresarial de Flores da Cunha e empresa Florense. Novos parceiros, nos últimos anos, se agregaram ao projeto, como a Tramontina. Hoje, recebe alunos de todo o Brasil e do exterior para fazer os cursos de Chef Internacional, realizados em parceira com ICIF – Italian Culinary Institute for Foreigners e de Sommeliere, em parceria com a FISAR – Federacione Italiana de Sommeliare).

A ampliação do restaurante formaliza, mais uma vez, a importância de parcerias, com investimentos da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, do Centro Empresarial de Flores da Cunha, das empresas Móveis Florense, Tramontina, Granitos.com e Consentino, além da UCS. Estão programados, ainda, a entrega de novos espaços, como a sala de panificação, que também conta com investimentos da Florense, Tramontina e Venâncio.

Veja aqui as fotos do evento

Fotos: Claudia Velho