Salão de atos da reitoria é nomeado em homenagem ao professor Roberto Vitorio Boniatti

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/12/2020 | Editado em 30/12/2020

Docente se despede da atuação na UCS rememorando trajetória de mais de 50 anos na Instituição, que teve início pela dedicação voluntária, passou pelo ensino e pela gestão universitária.

Professor Roberto Vitorio Boniatti.

A quarta-feira, 23 de dezembro, foi de homenagem na Universidade de Caxias do Sul. A data marcou a solenidade de denominação do salão de atos da Reitoria, no Bloco A, como Salão de Atos Roberto Vitorio Boniatti. O professor se despede da atuação profissional na UCS após trajetória de mais de 50 anos, nos quais se dedicou à docência e à gestão universitária. Atualmente, coordenava a Assessoria de Planejamento e Orçamento da Instituição.

Além da fala do educador e da exibição de um vídeo em sua homenagem, a cerimônia teve os depoimentos do presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, do reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, do chefe de gabinete da Reitoria da UCS, Gelson Leonardo Rech, diretor executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul; e da professora Jucelda de Lourdes Gonzatto Peretti, que conduziu ao professor uma homenagem em nome da equipe da Assessoria de Planejamento e Orçamento.

Na ocasião, houve o descerramento de uma placa, a ser fixada na entrada do local, que marca a nova denominação do Salão de Atos e registra “a homenagem e o agradecimento ao professor Roberto Vitorio Boniatti, pela dedicação e preciosa contribuição à Fundação Universidade de Caxias do Sul.”

Trajetória

Com o reitor Evaldo Antonio Kuiava e o presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, em frente à placa que dá nome ao ambiente.

Iniciada em 1968, de forma voluntária para a preparação da Biblioteca da UCS, a atuação de Boniatti confunde-se com a história da própria Universidade, fundada no ano anterior. A aproximação de um dos idealizadores da UCS, Dom Benedito Zorzi, acompanhando empenho, envolvimento e preocupação do religioso com o desenvolvimento regional, buscado através da educação, o entusiasmou pela causa. A partir daí, independentemente de contrato ou pagamento, o professor, licenciado em Filosofia e especializado em Ciência e Ensino, foi participando das múltiplas atividades da UCS.

Dentre os destaques da trajetória do primeiro professor concursado da UCS em processamento de dados/informática está a participação, no início dos anos 1970, na criação de uma área de organização e métodos que deu origem ao Núcleo de Processamento de Dados, hoje Gerência de Tecnologia e de Informação. Da caminhada, ele relembra inovações e pioneirismos, como o primeiro computador da Instituição e a busca de recursos para sua aquisição, que resultou de um trabalho de assessoria a empresas locais. A iniciativa rendeu, além do equipamento, o conceito de unidade de negócios.

Boniatti participou da elaboração das áreas de custos, orçamento e planejamento e, na docência, atuou em contabilidade, processamento de dados, sistemas e métodos, lógica, metodologia científica, ética e orientação de monografia.

Na Assessoria de Planejamento e Orçamento, a que se dedicava atualmente, destacam-se projetos como a metodologia de custos, o Programa UCSTec, a reestruturação curricular, o ingresso em fluxo contínuo, bem como as unidades fora da sede e o conceito de unidades de negócio. Ainda, desenvolveu uma caminhada junto à FUCS como representante da Mitra Diocesana, integrou o Conselho Diretor como conselheiro e vice-presidente, tendo passado pela presidência interina, como executivo e também membro do Conselho Curador.

“É muito difícil, em poucas linhas, contar o que aconteceu em mais de 50 anos, mas o relevante foi o amor à instituição, o respeito às individualidades e o anúncio constante da boa notícia, do positivo, da esperança, da confiança e da fé, que é possível ser realizado e feliz no ambiente de trabalho”, resumiu.

Boniatti e família.
Equipe da Assessoria de Planejamento e Orçamento durante a homenagem.

Fotos: Claudia Velho