Santander abre inscrições de programa de incentivo ao empreendedorismo.

Duas categorias contemplam estudantes universitários, com projetos de negócios ou startups já constituídas. Ações incluem mentoria e investimento em dinheiro.
Estão abertas até 25 de abril as inscrições para os processos de seleção do Programa de Empreendedorismo Santander Universidades, iniciativa do Banco Santander de estímulo ao empreendedorismo e à inovação no meio acadêmico.
Denominado Empreenda Santander 2019, o processo conta com convocatórias para três categorias distintas: ‘Universitário Empreendedor’, ‘Startup’ (voltadas a estudantes universitários) e ‘Universidade & Microempreendedor’. Os editais com a regulamentação de cada categoria podem ser acessados no site. As inscrições, exclusivamente online, devem ser efetuadas a partir do mesmo endereço eletrônico.
Confira, a seguir, como funcionam as categorias destinadas aos estudantes universitários:
Categoria Universitário Empreendedor
* É destinada ao apoio à criação e ao desenvolvimento de projetos de negócios inovadores elaborados por estudantes de graduação, de pós-graduação ou tecnólogo de Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação.
* Cada proponente (individual e/ou equipe) poderá participar como líder de apenas um projeto, mas é permitido, contudo, integrar equipe de outro. Não é necessário que todos os membros de uma equipe sejam alunos da mesma instituição. Cada projeto deverá ter um professor-orientador.
* A primeira etapa seletiva distinguirá até 50 projetos até 16 de maio. Após a apresentação de um vídeo explicativo do projeto, apresentando a ideia de negócio, dez serão classificados para a fase final, que consistirá em um pitch-day a ser realizado em 3 de setembro.
* O projeto vencedor receberá até R$ 30 mil para desenvolvimento e execução da ideia de negócio, além de mentoria exclusiva e um curso presencial na Babson College, de Boston (EUA) sobre empreendedorismo, em 2020. O professor-orientador por sua vez, ganhará um programa exclusivo para professores de empreendedorismo na mesma instituição, também no próximo ano.
* Os demais proponentes selecionados na segunda etapa poderão participar de um programa exclusivo de pré-aceleração, por até seis meses, para desenvolverem seus negócios, com mentoria exclusiva, visando à criação de startups com alto potencial de crescimento.
Categoria Startup
* Podem participar startups ou scale-ups – empresas jovens, inovadoras, regularmente constituídas, que apresentem crescimento de faturamento nos últimos dois anos, e com um modelo de negócio e/ou de produto consolidado no mercado, com diferenciais competitivos claros.
* A primeira etapa seletiva vai classificar até 50 empresas de acordo com os seguintes critérios: Tamanho e Potencial do Mercado; Inovação e Diferencial Competitivo; Modelo de Negócio, Conquistas/Evidências de Sucesso; e Perfil dos Empreendedores.
* Na segunda etapa, as empresas devem apresentar um vídeo explicativo do negócio de até três minutos. As dez mais bem avaliadas passam para a fase final do processo. As finalistas receberão apoio da Endeavor, organização de estímulo ao empreendedorismo presente em 18 países, para aceleração e mentoria, por meio de um programa de capacitação personalizado.
* Após um pitch-day no dia 3 de setembro, em São Paulo (SP), um empreendimento será escolhido vencedor, recebendo aporte de até R$ 100 mil para o desenvolvimento do negócio. Além disso, a equipe do empreendimento receberá um curso presencial na Babson College, na cidade de Boston (EUA), em maio de 2020.
StartUCS tem inscrições abertas até 5 de abril
Interessados em desenvolver projetos de negócios inovadores têm até 5 de abril para se inscrever na edição 2019 do StartUCS, programa de incentivo ao empreendedorismo inovador da Universidade de Caxias do Sul.São disponibilizadas 15 vagas para a pré-aceleração de projetos de base tecnológica, inovação ou impacto social, com vistas na promoção de novos modelos de negócio. A participação é gratuita, voltada a alunos de graduação e pós-graduação da UCS, professores, funcionários e egressos.
Foto: Freepik/ijeab
Compartilhar