Seminário dá início ao processo de construção do Planejamento e Orçamento para 2019.
Cerca de 150 gestores, entre coordenadores de Cursos, de Áreas de Conhecimento, de Unidades de Negócios, de assessorias da Reitoria, e de diferentes setores administrativos da Universidade se reuniram na tarde desta terça-feira (4) no Seminário promovido pela Assessoria de Planejamento e Orçamento (APLO) e Diretoria Administrativa e Financeira para dar início ao processo de atualização do Planejamento e de elaboração do Orçamento, que “são expressões de compromisso da gestão e serão conduzidos seguindo os princípios de transparência e democratização”.
Esse primeiro encontro foi o momento de compartilhar dados e informações do cenário econômico nacional e internacional, que impactam no cotidiano das Instituições de Ensino Superior, à luz dos compromissos com as diretrizes e os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional. Teve também a finalidade de uniformizar e alinhar conceitos e propósitos que deem suporte à geração de projetos e ações a serem implementadas em 2019, tendo em vista um cenário que vive transformações muito radicais e ao qual as instituições necessitam adaptar-se rapidamente.
Para auxiliar no debate foram convidados dois participantes externos. João Júlio Matos, analista do Santander Corporate & Investiment Banking, apresentou dados do cenário econômico e social em que se inserem as IES, no Brasil e no Exterior. A pesquisadora Paula Caleffi (Instituto Thesis), estudiosa de temas relacionados à Educação Superior, abordou as mudanças que ocorrem nesse campo, enfocando a gestão profissional das instituições de ensino e as tendências que se apresentam nesse cenário, destacando: Competências com foco na aquisição de habilidades; pragmatismo (erudição versus educação aplicada, saber fazer); Virtualização do mundo e da educação (EAD, hibrido, presencial como elementos virtuais), fronteiras cada vez mais difusas, multiplataformas; Economia colaborativa (coworking, compartilhamento de plataformas, redes, ganhos exponencial de demanda).
Durante o encontro foi apresentado o Sistema de Planejamento, Orçamento e Avaliação (SPI), um conjunto de elementos funcionalmente interrelacionados que alimentam o processo de planejamento de forma dinâmica e contínua, visando atingir os objetivos da Instituição. Também já foi divulgado o cronograma de atividades que se estendem até novembro em todas as unidades universitárias, quando deverá ser fechado o Orçamento.
Segundo os organizadores desse primeiro encontro, “A consolidação do planejamento, integrado com o orçamento, busca oportunizar aos gestores maior autonomia na tomada de decisão, permitindo uma resposta rápida ao mercado, como forma de sustentabilidade da organização. Faremos esta caminhada com a participação de todos os gestores e suas equipes, com o propósito de transformar cada centro de custo em um centro de resultado, oportunizando que mais estudantes realizem conosco seus projetos de vida e garantindo assim a empregabilidade”.
Foto: Claudia Velho
Compartilhar