Série “Concertos ao Entardecer” comemora 25 anos de apresentações.
Os 25 anos da série “Concertos ao Entardecer” – uma realização da Orquestra Sinfônica da UCS e do Museu Municipal da Prefeitura de Caxias do Sul, com o apoio do Recreio da Juventude e do LionsEduC – serão comemorados neste domingo, dia 26 de agosto. A apresentação será no Museu Municipal de Caxias do Sul (Rua Visconde de Pelotas, nº 586 – Centro), com entrada franca e a sugestão da doação de alimentos não-perecíveis.
Com início às 18 horas, a apresentação terá a participação do Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica a UCS e dos músicos Leonardo Paviani (violino), Daniel Reuse (violino) e Rafael Milani (viola), que atuaram no Grupo de Cordas da Orquestra na primeira edição dos Concertos ao Entardecer, em 1993.
Também no domingo será lançada a programação especial que ocorrerá até agosto do próximo ano, sempre no último domingo de cada mês, na sede do Recreio da Juventude (como nos últimos anos) e também no segundo domingo de cada mês, em rodízio nos museus municipais, como parte do Programa Museu Arte Viva.
REPERTÓRIO
Concerto para dois violinos e orquestra de cordas em lá menor opus 3 nº 8 – de Antônio Vivaldi (1678 – 1741)
Alegro – Solistas: Leonardo Paviani e Wagner Rezer
Concerto em sol maior para violino e orquestra de cordas op. 3 nº 3 – de Antônio Vivaldi (1678 – 1741)
Alegro; Largo; Alegro. Solista: Leonardo Paviani
Concerto em mi maior para violino e orquestra op 8 nº 1 – As Quatro Estações – “A Primavera” – de Antônio Vivaldi (1678 – 1741).
Alegro; Largo; Alegro. Solista: Carlos Zinani
Concerto sol maior para viola e orquestra de cordas TWV 51: G9 – de G. Ph Telemann (1681 – 1767)
Largo; Alegro; Andante; Presto. Solista: Rafael Milani
Sonata para Orquestra de Cordas – de Antônio Carlos Comes (1836 – 1896)
IV – O Burrico de Pau
Bachianas Brasileiras nº 4 – de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Prelúdio
Quatro Momentos nº 3 – de Ernani Aguiar (1950)
Tempo de Maracatu; Tempo de Cabocolinhos; Lento; Marcha
HISTÓRICO
Os Concertos ao Entardecer tiveram a sua primeira apresentação em agosto de 1993. É uma parceria entre a UCS, por meio da sua Orquestra Sinfônica, e a Prefeitura Municipal, por meio do Museu Municipal da Secretaria da Cultura, com o apoio do Recreio da Juventude e o Lions EduC. A série realiza concertos e recitais com grupos de câmara, solistas, duos ou grupos convidados locais, regionais, nacionais e internacionais. O repertório é diversificado e, desde os meados de 2015, os concertos são realizados na sede do Recreito da Juventude, gratuitamente, às 18 horas.
Foto: Pedro Giles/Divulgação
Compartilhar