Regionalização: Câmara de Vereadores de Nova Prata homenageia a Universidade.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/08/2018 | Editado em 22/08/2018

Iniciativa do poder legislativo municipal celebra o aniversário de instalação e funcionamento da unidade da UCS naquela cidade.

Ex-diretor da unidade, José Reovaldo Oltramari; o diretor atual do Campus, professor Mario Coser; o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Prata, Clayton Rigo, e reitor Evaldo Kuiava.

A Câmara Municipal de Vereadores de Nova Prata realizou nesta segunda-feira (20) uma Sessão Solene para homenagear a Universidade de Caxias do Sul pelos 25 anos de regionalização com a implantação naquela cidade de uma unidade universitária. Para marcar a celebração, foi entregue ao reitor Evaldo Kuiava uma menção honrosa pelos 25 anos de atuação da UCS em Nova Prata e nos municípios daquela região.  Na ocasião, a primeira secretária da Câmara, vereadora Clarice Chiomento Minozzo, falou sobre a Universidade representando o poder legislativo pratense. “Cabe a nossa gratidão a todos os responsáveis por esta transformadora conquista”, afirmou, considerando que a implantação da Instituição veio suprir as necessidades acadêmicas do município e região.

O professor José Reovaldo Oltramari, primeiro diretor do então Núcleo Universitário da UCS em Nova Prata, agradeceu a homenagem e lembrou a trajetória na função e os desafios que se apresentavam à época. “Gostaria de agradecer o apoio que eu tive desta região, desta comunidade. E o objetivo principal e primeiro foi fazer com que a gente se cristalizasse aqui e conseguisse promover o desenvolvimento da região”, explicou, afirmando que a união com a comunidade permitiu que se alcançasse a proposta de implantação da Universidade. Ele também saudou o corpo técnico e administrativo do Campus. Também participou da homenagem, o professor Mario Coser, atual diretor do Campus Universitário de Nova Prata.

Agradecendo a distinção, o reitor Evaldo Kuiava saudou professores, funcionários, egressos, alunos, comunidade e poderes executivo e legislativo. Rememorando os 25 anos de regionalização da Instituição, Kuiava lembrou que essa história confunde-se com a própria história da Serra Gaúcha na missão de proporcionar à população o acesso ao ensino superior de qualidade. O reitor recordou a criação da estrutura multicampi, em 1993, com a inauguração do Campus Universitário de Nova Prata – na época Núcleo – que em toda sua trajetória já resultou na formação de mais de 1,2 mil profissionais, destacando a oferta de cursos de graduação, com novas perspectivas de oferta de cursos do Programa UCSTec, de cursos na modalidade a distância, e na criação de um mestrado profissional no município. “A UCS, como instituição comunitária de ensino superior, sente-se profundamente orgulhosa em contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade pratense. Essas ações foram reconhecidas pela prefeitura de Nova Prata, que prestou homenagem à UCS na última quinta-feira, e por esta Casa Legislativa que honra a Instituição com sua homenagem”, afirmou.

O prefeito de Nova Prata, Volnei Minozzo, lembrou dos 94 anos do município e a contribuição de entidades como a Universidade de Caxias do Sul e a Câmara Cultural da Indústria, Comércio e Serviços de Nova Prata – que por ocasião de seus 80 anos de fundação, também foi homenageada pelo legislativo na data. Ele exaltou “a determinação de homens e mulheres que, no seu tempo, ocuparam seus espaços transitórios nas entidades, que existem para o bem de todos, para fazer, criar e oportunizar”. “Cada um de vocês fez a sua parte na história das entidades, de muita importância para Nova Prata”, complementou, desejando a continuidade da união pelo bem comunitário.

Comemorações
Na última semana, também celebrando o aniversário da regionalização da UCS, bem como os 94 anos do município, Nova Prata recebeu o Concerto de Integração da Orquestra Sinfônica da UCS.

Foto: Caco Zancan/JP