Startup Weekend: 96 participantes e dez negócios desenvolvidos em 54 horas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/05/2017 | Editado em 18/02/2019

Evento de incentivo ao empreendedorismo inovador reuniu 96 participantes, sendo 32 acadêmicos da Universidade de Caxias do Sul.

Ao todo, 96 estudantes de 10 instituições de Ensino Superior e da comunidade em geral participaram das equipes de desenvolvimento de startups.

 

Um serviço de fornecimento de alimentos e informações para o público vegano (pessoas que não consomem produtos ou derivados de origem animal), contratado por assinatura mensal, foi escolhido como a melhor ideia de negócio na Startup Weekend, evento de incentivo ao empreendedorismo inovador, realizado no final de semana, no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul.

Ao todo, dez projetos foram trabalhados ao longo das 54 horas da atividade, que propõe a criação de um modelo de negócio – passando pelas etapas de idealização, identificação do problema a ser resolvido, definição do produto ou serviço como solução, criação de protótipo (mínimo produto viável), estratégia de comercialização e o ‘pitch’, que é a apresentação de um resumo da proposta a uma banca de especialistas em startups.

As ideias de negócios, relativas aos segmentos de saúde, nutrição, agronegócio, comércio e serviços, foram desenvolvidas por 96 participantes nesta edição da Startup Weekend, a terceira realizada em Caxias do Sul. O grupo foi composto por 32 estudantes da UCS, 40 de outras nove instituições de Ensino Superior (UFRGS, UFSM, UNISC, Unisinos, Feevale, FSG, FTEC, UniRitter e Anhanguera) e mais 24 empreendedores sem vínculo acadêmico.

Equipe da Vemeraki, startup que propõe serviço de fornecimento de alimentos para veganos, foi premiada pela escolha da melhor ideia desenvolvida ao longo do final de semana.

Metodologia
Na noite de sexta, dia 19, a Startup Weekend teve início com a apresentação e eleição das ideias de negócios que seriam trabalhadas pelos participantes até a noite de domingo, dia 21. Em torno delas se formaram as equipes, reunindo pessoas por afinidade com o projeto e pela complementação de competências, mesclando estudantes de diferentes universidades. A partir de então, os times passaram à criação do modelo de negócio e às atividades de programação, design e validação do produto ou serviço diante de clientes reais. As etapas foram apoiadas pela orientação de mentores das áreas de negócios, design, marketing, Direito e Tecnologia da Informação.

Rede mundial
Criada em Seatlle (EUA), a Startup Weekend é uma organização de âmbito global, sem fins lucrativos, que tem como missão o fomento a ecossistemas de inovação por meio do ensino experiencial. Com esta proposição, promove eventos de empreendedorismo e inovação pelo mundo, já tendo percorrido 450 cidades de 100 países. De acordo com os organizadores, mais de 8 mil startups já foram criadas nos eventos realizados pela rede.

 

Ideias de negócios desenvolvidas na Startup Weekend

Nome – descrição – segmento 

– Vemeraki – Clube de assinatura para fornecimento de alimentos para veganos (1° lugar) – Nutrição

– Garimpa Car – Site para procura e venda de veículos (2° lugar) – Comércio

– MedPreços – Comparador de preços de medicamentos (3° lugar) – Saúde

– I Care You – Pulseira para monitoramento de sinais vitais de idosos 24h – Saúde

– Clube do Papai – Clube de assinatura para cuidados dos pais com os filhos, em diferentes estágios da vida, através do recebimento de produtos específicos – Saúde

– Tatto For You – Plataforma para conectar tatuadores e pessoas interessados no serviço – Serviços

– Go Food – Plataforma para conectar pessoas através da gastronomia – Serviços

– Cavalo Campeão – Portal para aproximar oferta e demanda de inseminação artificial de equinos – Agronegócio

– Pangeia – Plataforma para conectar agentes de viagens com fotógrafos locais – Turismo/Serviços

– Agendando – Plataforma de agendamento online de serviços de saúde – Saúde

 

Fotos: Fabio Streke/ Divulgação