SulBiotec: Universidade de Caxias do Sul integra rede de incentivo a iniciativas na área da Biotecnologia.
A Rede de Biotecnologia da Região Sul (SulBiotec) é uma instância de articulação e intercâmbio de conhecimento com foco em produtos, processos e serviços inovadores.



A Universidade de Caxias do Sul é uma das integrantes da Rede de Biotecnologia da Região Sul (SulBiotec), formalizada no mês de março. A iniciativa dos programas de pós-graduação de excelência em Biotecnologia das universidades federais do Paraná (UFPR), de Pelotas (UFPEL), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade de Caxias do Sul tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Com um portfólio inicial de mais de 50 laboratórios e grupos de pesquisa em Biotecnologia, o objetivo da Rede SulBiotec é promover a articulação de um ambiente fértil para a colaboração e o intercâmbio de conhecimento a partir de parcerias com foco em produtos, processos e serviços biotecnológicos inovadores. A rede, que reúne universidades, institutos de pesquisa e empresas, dará suporte à geração de produtos e patentes em áreas como alimentos, saúde humana e animal, cosméticos, engenharia, meio ambiente, biocombustíveis e biologia marinha.

Articulação
Um dos pioneiros a integrar o projeto, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS (PPGBIO-UCS) tem como foco linhas de pesquisa nas áreas de saúde humana e animal, bem como agroindústria (ambiental e vegetal). A UCS e as demais instituições fundadoras assumem a coordenação administrativa da Rede, que já vem agregando outras universidades e tem a a participação de empresas como a caxiense Dillon Biotecnologia, integrante do Conselho Fiscal.
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS e do Laboratório de Produtos Naturais e Sintéticos, o professor Sidnei Moura e Silva é o gestor administrativo da SulBiotec e seu articulador na Universidade. Ele reforça a dedicação do grupo à formação da Rede lembrando que as tratativas para seu desenvolvimento datam de cerca de quatro anos atrás. “Diferente das outras redes estabelecidas nas regiões nordeste, norte e centro-oeste do país, nas quais o intuito predominante é acadêmico, com o objetivo da formação de profissionais qualificados na área, a Rede SulBiotec volta-se à interação entre a pesquisa e o setor produtivo em incentivo ao empreendedorismo”, explica. Segundo o professor, a carreira acadêmica está entre as poucas opções para pesquisadores (doutores e mestres) no Brasil, e a Rede consiste em uma possibilidade para os egressos se tornarem empreendedores que impulsiona, ao mesmo tempo, o desenvolvimento tecnológico regional. “A Rede é inovadora e dentro de pouco tempo estará cumprindo seus objetivos e avançando”, anuncia o professor Sidnei.

Funcionamento
O site da Rede atuará como um banco de negócios que conjugará intenções e soluções de empresas e institutos de pesquisa. Em um nível superior, afirma o professor, a proposta é promover inovação como resultado das conexões e dos vínculos estabelecidos entre as empresas e os centros de pesquisa. Isso, com vistas à geração de empreendedores, já que a estrutura de tecnologia voltada à pesquisa científica possibilitará ao aluno estruturar e consolidar seu negócio. Para as empresas já estabelecidas será possível, além de usufruir de serviços terceirizados, identificar linhas de pesquisa voltadas ao desenvolvimento de novos produtos que ampliem seu portfólio e apresentar demandas que incitem abordagens diferenciadas.
Além da atuação dentro das universidades, a SulBiotec contará com um escritório em Florianópolis e com a atuação itinerante de seus diretores junto às organizações, que intensificará o contato. O diretor-executivo da Rede é o professor João Antonio Pêgas Henriques, membro integrante da Academia Brasileira de Ciências e professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS.
Integrantes do PPGBIO-UCS, graduandos, mestrandos, doutorandos, empresas e interessados no Projeto podem saber mais a partir do site da Rede. O coordenador ainda indica a visita ao primeiro Congresso SulBiotec, que, entre 8 e 10 de agosto deste ano, em Canela, RS, vai difundir informações e buscará integrar empresas, futuros empreendedores, centros de pesquisa e órgãos de fomento.

Instituição
A Rede Brasil-Biotec, instituída pela Portaria nº 1.078, de 27 de fevereiro de 2018, propõe, entre outros objetivos, uma integração de esforços para o desenvolvimento tecnológico da Biotecnologia brasileira. A formalização da criação da SulBiotec, que integra a rede Brasileira, ocorreu no dia 7 de março de 2018, na assembleia de fundação da Associação da Rede SulBiotec.
Fotos: Claudia Velho e Divulgação/SulBiotec
Compartilhar