TecnoUCS participa do ecossistema de inovação da Serra proposto pelo Inova RS.
Lançado na última semana, programa do governo do Estado visa promover o empreendedorismo inovador a partir das vocações de cada região.

Com o objetivo de incluir o Estado no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental, o governo do Estado lançou, na quinta, dia 22, o Inova RS, programa de desenvolvimento e inovação tecnológica. O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Gimenez, e o coordenador de Projetos, Romeu Bertuol, representaram a FUCS e a Universidade na solenidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A Universidade fará parte do ecossistema regional por meio do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS.
O programa mapeia o estado em oito ecossistemas de inovação – das regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; e Vales – buscando fortalecer as atividades empreendedoras mais vocacionadas de cada região. A proposta, segundo o governo, é tornar o RS um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos alicerçados na tecnologia e no conhecimento. “O desenvolvimento, nos tempos atuais, está diretamente conectado à inovação e à tecnologia. O Inova RS vem para conectar de forma regionalizada os diversos atores para darmos o suporte necessário e para estimular a sinergia local em prol do desenvolvimento baseado na inovação”, destacou o governador Eduardo Leite.
Metodologia internacional – Inspirada em projetos já existentes no mundo, como o 22@barcelona, que resultou na reformulação e na criação de uma zona de atividades econômicas na cidade espanhola, e o Ruta N, em Medelin, reconhecido por promover a economia criativa e inovadora, sendo transformador na cidade colombiana, a metodologia do Inova foi elaborada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado em parceria com universidades, parques e polos tecnológicos e com o setor empresarial das diferentes regiões.
A abordagem prevê a criação de comitês estratégico e técnico para cada ecossistema de inovação, com bolsistas remunerados pelo Estado, que farão o mapeamento regional para diagnosticar a vocação e a realidade de cada núcleo. No primeiro ano de atuação da rede que compõe o Inova RS estão previstos treinamentos para qualificar os atores envolvidos e a definição conjunta, pelo governo, universidades, empresas e sociedade, dos projetos prioritários de cada região.

Objetivos do Inova RS
• Conectar o RS para que seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local;
• Fomentar a nova economia e promover a inovação em setores tradicionais;
• Criar um ambiente de negócios mais ágil no Rio Grande do Sul;
• Impulsionar a articulação regional e a participação social nesse movimento, por meio de novas políticas públicas inovadoras;
• Fortalecer o desenvolvimento regional alinhado às políticas públicas e atividades empreendedoras mais vocacionadas em cada região do Estado;
• Aumentar a capacidade de investimento do Estado;
• Qualificar o aprendizado para a nova economia.
Fotos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Compartilhar