TecnoUCS: Universidade tem projetos contemplados com recursos do Estado.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/12/2017 | Editado em 22/12/2017

Assinados em 21 de dezembro, os termos de colaboração entre a UCS e a SDECT/RS se referem a projetos direcionados à análise de águas e à agropecuária e meio ambiente nos Campos de Cima da Serra.

Dois projetos da Universidade de Caxias do Sul foram contemplados com recursos do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT/RS). Os projetos serão desenvolvidos na região dos Campos de Cima da Serra e alocados no Campus Universitário de Vacaria.

O primeiro deles trata da difusão de boas práticas agrícolas e tem o objetivo de ampliar a estrutura do Laboratório de Sementes e Fitopatologia. Com os investimentos, será possível aumentar a capacidade produtiva do laboratório, diversificar a quantidade de análises e o número de atendimentos em serviços que vêm sendo prestados na região, especialmente na área da agroindústria.

Já o segundo projeto destina-se à implantação de laboratório para o fortalecimento da gestão de recursos hídricos e saneamento ambiental. Conforme a professora Vania Elisabete Schneider, diretora do Instituto de Saneamento Ambiental, a estrutura que será implementada no Campus Universitário de Vacaria será destinada à análise de águas superficiais e subterrâneas, além de avaliação do solo e do monitoramento climático.

Coordenadora técnica do projeto, Vania destaca que o laboratório estará ligado ao Instituto de Saneamento Ambiental e deve facilitar, especialmente, os serviços de análises para a região. “Com a estrutura, poderemos ter mais eficiência em algumas análises, especialmente as que dependem de um estudo imediato após a coleta”, explica.

O vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, destaca que tanto os projetos novos, quanto os que estão em andamento, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, estão alinhados com as ações do TecnoUCS para o desenvolvimento e a inovação.

“Nós temos uma das linhas prioritárias de pesquisa e inovação que se liga à cadeia de produção de alimentos (agronegócio), buscando maior produtividade, qualidade e sustentabilidade dos sistemas de produção alimentar de uma maneira geral. Portanto, os projetos contribuem para o desenvolvimento da região de Vacaria mas também podem ter também implicações em outras regiões”.

Foto: Acervo do site da SDECT